Dados sobre utilizadores deste modelo
Ucrania
India
Russia

Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

IL-76M «Candid»
Aeronave de transporte pesado
IL-76MF «Candid»
Aeronave de transporte pesado

IL-76M «Candid»
Aeronave de transporte pesado (Ilyushin)
IL-76M «Candid»

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 46.6 M
Envergadura: 50.5 M
Altura: 14.7
4 x motores Aviadvigatel D30KP
Potência total: 47250 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 89000 Kg
Peso máximo/descolagem: 170000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 40000 Kg
Tripulação : 2+5
Passageiros: a
Velocidade Maxima: 850 Km/h
Máxima(nível do mar): 700 Km/h
De cruzeiro: 750 Km/h
Autonomia standard /carregado : 3000 Km
Autonomia máxima / leve 7000 Km.
Altitude máxima: 12000 Metros


- - -

Canhões / Metralhadoras
- 1 x 23mm GSh-23 (Calibre: 23 )

Forum de discussão

O Ilyushin-76 voou pela primeira vez em 1971 e representou um aumento muito consideraval na capacidade de projecção de força da então União Soviética.

Construido também para utilização civil, o Il-76 podia ser claramente utilizado como aeronave de transporte táctico. A versão Il-76M foi armada com canhões de cauda de controlo remoto e com «engodos» electrónicos destinados a desviar ataques de mísseis anti-aéreos.

Ele pode também servir para lançamento de paraquedistas e para apoio de forças avançadas.

O IL-76 não foi no entanto feito para voar a grandes distâncias e o elevado consumo dos seus motores D-30KP reduz enormemente a sua autonomia quando carregado.

Para tentar resover este problema, foi lançada no inicio dos anos 80 a versão IL-76TD de «transporte de longa distância», mas este aumento não foi significativo, tendo aumentado a autonomia máxima do avião de 6,000 para quase 7,000Km.com a adição dos novos motores D30KP-2.

O problema da autonomia, bem como outros que se foram tornando evidentes foram estudados durante os anos 80 e principios dos anos 90, tendo de alguma forma sido remediados com a versão mais recente do IL-76, conhecido como Ilyushin-76MF.

Ilyushin IL-78
Uma versão especializada do IL-76 começou a ser estudada durante os anos 80, que recebeu o nome de IL-78. Trata-se de um IL-76 com tanques de combustível e um sistema adequado para a alimentação de aeronaves em pleno vôo.

Também alguns dos IL-76 mais antigos, tem sido convertidos para reabastecimento aéreo.

Informação genérica:
Esta família de aeronaves tem o seu inicio com a entrada am produção do primeiro Il-76 para transporte.

Trata-se de um avião quadrimotor convencional de asa alta, destinado na antiga URSS ao transporte civil e militar, preparado para operar em muitos dos aeroportos da União Soviética, que careciam de infraestruturas adequadas para aeronaves comerciais standard.

O Il-76 foi fornecido a vários países, mas o fim da URSS e o facto de a sua principal fábrica ficar no Uzbequistão levou a que a produção da aeronave tivesse sido cancelada.

Recentemente, acordos estabelecidos entre os governos da Russia e do Uzbequistão, levaram a que a fábrica uzbeque passasse a subsidiária do conglomerado russo UABC.

Essa modificação abriu o caminho para a continuação da produção do IL-76MF, a mais recente versão desta aeronave.

O IL-76MF terá alegadamente um custo operacional equivalente a 25% do custo operacional do C-17 norte-americano, embora tenha cerca de 75% da sua capacidade de carga.


Durante cerca de 30 anos a montagem final das aeronaves IL-76 foi efectuada em Tashkent no Uzbequistão. Mas mo início de 2007, os responsáveis do consórcio russo Rosoboronexport, decidiram que a montagem final das aeronaves deixaria de ser feita em Tashkent, para passar a se realizar em Ulianovsk em território russo.

-

   
---