Dados sobre utilizadores deste modelo
Jordania
Russia

Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

IL-76M «Candid»
Aeronave de transporte pesado
IL-76MF «Candid»
Aeronave de transporte pesado

Notícias relacionadas
Índia recebe primeiros AWAC
Dia atarefado para a FAP


IL-76MF «Candid»
Aeronave de transporte pesado (Ilyushin)
IL-76MF «Candid»

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 53.2 M
Envergadura: 50.5 M
Altura: 14.7
4 x motores Aviadvigatel PS-90A-76
Potência total: 64690 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 95000 Kg
Peso máximo/descolagem: 200000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 55000 Kg
Tripulação : 7
Passageiros: a
Velocidade Maxima: 860 Km/h
Máxima(nível do mar): 750 Km/h
De cruzeiro: 780 Km/h
Autonomia standard /carregado : 5000 Km
Autonomia máxima / leve 8000 Km.
Altitude máxima: 12000 Metros


- - -

Forum de discussão

O IL-76MF, é a última versão do IL-76.

Já antes da queda da antiga União Soviética, que se tinha notado que a tentativa de aumentar as capacidades do IL-76 através da utilização de uma versão melhorada do motor D-30KP não tinha tido o sucesso esperado.

Então, começou a ser estudada a possibilidade de utilizar os motores PS-90, utilizados nas versões civis de aeronaves como o Tu-204 para os adaptar ao IL-76. Com os novos motores, que não só têm 28% mais potência, como são 15% mais económicos, o IL-76MF atingiu performances que teriam sido impossíveis de atingir para as versões anteriores. Foi-lhe também adicionado um conjunto de aviónicos modernos, de origem russa e um radar de navegação Koopol-3 modernizado e adequado para todo o tipo de condições atmosféricas.

No entanto, nem tudo foram boas notícias, pois foram encontrados problemas com a adaptação do motor PS-90 ao avião, e foi mesmo necessário reduzir a potência do motor, pois o desenho do IL-76 apresentava problemas desde as capacidade das asas até ao comportamento aerodinâmico.

As asas tiveram que ser reforçadas, mas não foram feitas alterações no desenho.

Além dos problemas técnicos iniciais, o desenvoilvimento deste novo avião, tem no entanto sofrido com os problemas decorrentes do fim da antiga URSS. A principal fábrica está no Uzbequistão e só recentemente se chegou a acordo para que a fábrica Uzbeque passasse a fazer parte do consórcio russo que poderá agora retomar a fabricação do novo aparelho.

O custo estimado do aparelho ronda 40 a 50 milhões de dolares americanos.

Informação genérica:
Esta família de aeronaves tem o seu inicio com a entrada am produção do primeiro Il-76 para transporte.

Trata-se de um avião quadrimotor convencional de asa alta, destinado na antiga URSS ao transporte civil e militar, preparado para operar em muitos dos aeroportos da União Soviética, que careciam de infraestruturas adequadas para aeronaves comerciais standard.

O Il-76 foi fornecido a vários países, mas o fim da URSS e o facto de a sua principal fábrica ficar no Uzbequistão levou a que a produção da aeronave tivesse sido cancelada.

Recentemente, acordos estabelecidos entre os governos da Russia e do Uzbequistão, levaram a que a fábrica uzbeque passasse a subsidiária do conglomerado russo UABC.

Essa modificação abriu o caminho para a continuação da produção do IL-76MF, a mais recente versão desta aeronave.

O IL-76MF terá alegadamente um custo operacional equivalente a 25% do custo operacional do C-17 norte-americano, embora tenha cerca de 75% da sua capacidade de carga.


Durante cerca de 30 anos a montagem final das aeronaves IL-76 foi efectuada em Tashkent no Uzbequistão. Mas mo início de 2007, os responsáveis do consórcio russo Rosoboronexport, decidiram que a montagem final das aeronaves deixaria de ser feita em Tashkent, para passar a se realizar em Ulianovsk em território russo.

-

   
---