Dados sobre utilizadores deste modelo
Iraque
Argentina

Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

Super Etendard
Caça bombardeiro

Super Etendard
Caça bombardeiro (Dassault-Aviation)
Super Etendard

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 14.31 M
Envergadura: 9.59 M
Altura: 3.86
1 x motores Atar 8K50 turbojet
Potência total: 5000 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 6500 Kg
Peso máximo/descolagem: 12000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 5
Capacidade de carga/armamento: 2180 Kg
Tripulação : 1
Passageiros: a
Velocidade Maxima: 1200 Km/h
Máxima(nível do mar): 1150 Km/h
De cruzeiro: 1100 Km/h
Autonomia standard /carregado : 850 Km
Autonomia máxima / leve 1900 Km.
Altitude máxima: 13700 Metros


- - -

Canhões / Metralhadoras
- 2 x 30mm DEFA-554 (Calibre: 30 )

Forum de discussão

O super Étendard, foi desenvolvido pela Dassault como uma versão de baixo custo do caça naval Etendard-IVM.
Entre as modificações introduzidas esteve a troca de motor, pois o Super-Etendard passou a utilizar o motor Atar 8K50, o que só por si deu ao novo avião capacidades muito maiores.

Além do motor, o Super Etendard recebeu asas modificadas, com os bordos de ataque inclinados. Também passou a ser utilizado um novo radar, o Thomson-CSF «Agave», mais adequado para missões navais, juntamente com um novo sistema de navegação optimizado para missões de ataque.

Estas características levaram a que o Super Etendard fosse classificado como aeronave de protecção da frota contra ataques de navios inimigos, juntamente com a função de ataque ao solo.

A aeronave teria portanto a função de atacar pontos em terra, utilizando como base os porta-aviões franceses Foch e Clemenceau.
No entanto, ele não tinha capacidade para competir com aeronaves supersónicas que na altura já estavam em operação. A função de protecção de esquadra, permitia ao Super Etendard atacar navios inimigos, mas a função de protecção e defesa contra aeronaves estava reservada aos caças F-8 Crusader.

O Super Etendard não foi um sucesso de vendas, especialmente porque sendo uma aeronave destinada a operar a partir de porta-aviões convencionais, o mercado era reduzido. Para complicar as coisas o Super Etendard era muito mais caro que o seu principal rival o caça A-4 Skyhawk norte-americano.

Como aeronave de ataque baseada em terra, ele também tinha vários rivais mais económicos e igualmente eficientes na função como o Hawk e o Alpha Jet.


O Super Etendard, pode utilizar tanques de combustível adicionais nas asas, que permitem aumentar a autonomia, mercê de menor capacidade para transportar armamento.
Tanque de 600 litros - 180km adicionais
Tanque de 1100 litros - 330km adicionais

No total foram produzidos 85 Super Etendard

Informação genérica:
As aeronaves do tipo Etendard, têm a sua origem no desenho de um avião que pudesse servir como caça bombardeiro leve.
O Etendard, derivou do caça Mystere.

O modelo Etendard IV, foi o primeiro caça navaç da França e entrou ao serviço em 1958.
Masno inicio dos anos 70 ele era já considerado um avião pouco potente e foi julgado inadequado para operação a bordo dos porta-aviões franceses.

Foi entretanto considerada a possibilidade de conceber uma versão naval do caça Jaguar, mas desentendimentos entre franceses e britânicos invabializaram a ideia, pelo que a França aceitou uma proposta da Dassault para um Etendard muito modernizado, com motores e electrónica mais potente.

Nasce assim o Super Etendard, o qual voou pela primeira vez em 1974.

Ele foi posto ao serviço da França e da Argentina, operando a partir de porta-aviões.

Os Etendard-IV continuaram a ser utilizados pela França, com modernizações e o último Etendard-IV-PM foi retirado de serviço no ano 2000.

A última modernização foi efectuada nos Super Etendard franceses ocorreu em 1992, e foi conhecida como Super Etendard Modernisé ou «SEM» e destinou-se a permitir a utilização do Super Etendard a bordo do porta aviões Charles Degaulle, juntamente com o caça Rafale.

O Super Etendard deverá ser substituido por uma versão de ataque do Rafale.

-

   
---