Dados sobre utilizadores deste modelo
Venezuela
Russia

Mi-26M «Halo»
Helicóptero de transporte (Rostvertol)
Mi-26M «Halo»

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 33.7 M
Envergadura: 32 M
Altura: 8.2
2 x motores ZMKB Progress D-127
Potência total: 22480 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 28200 Kg
Peso máximo/descolagem: 56000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 20000 Kg
Tripulação : 2+2
Passageiros: 60 a 80
Velocidade Maxima: 295 Km/h
Máxima(nível do mar): 290 Km/h
De cruzeiro: 255 Km/h
Autonomia standard /carregado : 300 Km
Autonomia máxima / leve 800 Km.
Altitude máxima: 5900 Metros


- - -

Forum de discussão

O Mi-26 é o maior helicóptero de transporte que alguma vez foi utilizado operacionalmente por qualquer força aérea do mundo.

A aeronave começou a ser desenvolvida no inicio dos anos 70, como substituto dos modelos Mi-6, devendo cumprir vários objectivos, de entre os quais permitir às forças soviéticas transportar mísseis de um ponto para o outro do país com facilidade e garantir o apoio das forças avançadas do Pacto de Varsóvia em caso de a União Soviética decidir invadir a Europa Ocidental.

O Mi-26 foi construido para permitir levar viaturas blindadas de transporte de pessoal até pontos avançados na frente, e para evacuar ou reabastecer tropas temporariamente isoladas em caso de necessidade, mas essencialmente ele permitia transportar cargas volumosas no seu espaçoso interior.

O primeiro protótipo voou em 14 de Dezembro de 1977 e foi mostrado pela primeira vez no ocidente em 1981. O desenvolvimento continuou por mais dois anos e as primeiras versões de produção foram entregues em 1983. O primeiro cliente de exportação foi a Índia.

O helicóptero está equipado com um rotor com oito pás em titânio e faz utilização de ligas de aluminio com o objectivo de reduzir ao mínimo possível o peso (em vazio o Mi-26 tem quase o mesmo peso do mais antigo Mi-6 embora possa transportar o dobro da carga)

O compartimento de carga tem dimensões idênticas à de uma aeronave C-130 e o Mi-26 tem capacidade para transportar uma carga de até 20 toneladas.

No entanto, não é exactamente conhecida a verdadeira autonomia da aeronave com carga máxima. Considerando a potência dos motores e o peso da aeronave vazia, estima-se que na melhor das hipóteses ele possa transportar uma carga de 10 toneladas durante cerca de 250km[1].



A utilização deste tipo de aeronave em situações de combate é no entanto completamente desaconselhada. Ele é relativamente lento, e pouco manobravel. Além disso, para garantir uma grande capacidade de transporte ele não tem praticamente nenhuma protecção.

Em situação de conflito onde o dominio dos ceus não seja assegurado, o Mi-26 é um alvo fácil pela sua dimensão e velocidade.

Em situações onde o controlo aéreo está assegurado, este tipo de aeronave precisa mesmo assim de ser escoltado, pelo que normalmente a sua utilização em combate implica a utilização de aeronaves do tipo Mi-24 com capacidade de ataque ao solo.


O Mi-26 foi produzido em várias versões, que correspondem a um arranjo interior diferente.
De entre as várias versões destacam-se:

Mi-26M - Versão com motores D-127 mais potentes.
Mi-26MS - Helicóptero de evacuação médica
Mi-26NEF-M - Versão para luta anti-submarina
Mi-26P - Versão comercial de transporte (63 passageiros).
Mi-26TC - Versão de transporte de carga, com guincho para suspensão de mercadoria.
Mi-26TZ - Versão para transporte aéreo de combustível.
O Mi-26 standar tem um depósito de combustível para 11900 litros.

Terão sido produzidos 276 exemplares deste helicóptero.


[1] - Os dados divulgados por fabricantes e operadores não são conclusivos. O futuro projecto de helicóptero pesado norte-americano C-53K, terá a mesma potência do Mi-26 e uma relação peso/potência mais favorável, um motor 30 anos mais avançado e terá capacidade para transportar 12,5t durante menos de 400km.

Informação genérica:
- - -

-

   
---