Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

IL-62M
Aeronave comercial Longo Alcance
IL-86
Aeronave comercial Longo Alcance
IL-96-300
Aeronave comercial Longo Alcance

IL-86
Aeronave comercial Longo Alcance (Ilyushin)
IL-86

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 59.54 M
Envergadura: 48.06 M
Altura: 15.5
4 x motores NK-86
Potência total: 52000 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 101000 Kg
Peso máximo/descolagem: 206000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação : 3
Passageiros: 246 a 350
Velocidade Maxima: 900 Km/h
Máxima(nível do mar): 850 Km/h
De cruzeiro: 850 Km/h
Autonomia standard /carregado : 3800 Km
Autonomia máxima / leve 5200 Km.
Altitude máxima: 12000 Metros


- - -

Forum de discussão

A concepção do Ilyushin-86 teve inicio em 1969, como forma de a União Soviética responder ao lançamento pela Boeing norte-americana do Jumbo Boeing B-747 lançado em 1966.

Tratava-se de uma aeronave do tipo «Widebody», que em vez de apenas um corredor para os passageiros possui dois, com uma fila central de assentos.

O desenvolvimento da aeronave demorou bastante tempo, pois ele destinava-se inicialmente ao longo curso, e os motores disponíveis não permitiam a operação em rotas longas.

Mas para lá disso, a Aeroflot que estava mais interessada no fornecimento do IL-62, pelo qual tinha esperado muito mais tempo que o inicialmente esperado, também não mostrou nenhum interesse no avião.

Aliás, inicialmente o primero projecto do IL-86 era pouco mais que um IL-62 com uma cabine mais larga.

O IL-86 era bastante alto e um dos requisitos era que a aeronave tivesse capacidade para operar a partir de aeroportos com pouca estrutura de apoio. Por isso o avião transporta a sua própria escada de acesso (três) com accionamento electrico.

Os passageiros entravam com as malas directamente para o porão, deixavam a carga acomodada e depois subiam para a cabine.

O avião voou pela primeira vez em 22 de Deszembro de 1976, mas não ficou a tempo dos jogos olimpicos de 1980 como inicialmente tinha sido previsto.

A aeronave era construida por peças enviadas de várias fábricas, uma das quais na Polónia, sendo finalmente montada nas fábricas aeronauticas de Voronezh.

A aeronave não pode ser considerada um sucesso. O ruido dos motores foi sempre muito alto e nunca conseguiu cumprir com as exigências de ruido para poder voar no ocidente.

Além disso, a potência dos motores era insuficiente. Par amanter uma velocidade mais elevada o consumo atingia valores elevadíssimos e a autonomia máxima da aeronave foi tremendamente afectada por isso. Com a sua carga máxima, o avião conseguia apenas operar em rotas de médio curso.

A produção continuou a ritmo reduzido, tendo sido produzidas 103 aeronaves até que a produção foi finalmente interrompida em 1994.

Nenhuma das soluções para «salvar» o IL-86 foi considerada viável, ainda mais que o modelo IL-96, mais moderno e sofisticado estava em desenvolvimento.

O IL-86 continuou em serviço em linhas internas russas.

Informação genérica:
Desde os anos 50 que a antiga União Soviética começou a desenvolver uma aeronave de quatro motores a jacto de longo alcance.

A corrida no campo aeroespacial estava ao rubro entre União Soviética e Estados Unidos e quando as empresas norte-americanas lançaram o Boeing B-707 e o Douglas DC-8, ambos aviões de longo curso, as autoridades soviéticas consideraram ser da maior importância, garantir que a URSS possuia uma aeronave com capacidade para responder ao progresso norte-americano.

IL-62
Essa luta levou ao lançamento da primeira resposta, que consistiu no quadrireactor IL-62. Tratava-se de uma aeronave de longo curso, cpaaz de responder às necessidades da aviação interna em voos de longo curso, ao mesmo tempo que podia ser utilizado pelos países do bloco comunista.


IL-86
O lançamento do Boeing B-747 e o aparecimento da industria aeronautica europeia EADS com aeronaves do tipo Widebody com grande capacidade de transporte, levou a que a União Soviética lançasse um avião do mesmo tipo, que ficou conhecido como IL-86.
A aeronave não foi um sucesso e ainda o seu desenvolvimento não tinha sido completado e já se planeava o seu subsituto derivado, o IL-96.

IL-96
O IL-96, deveria ter capacidade para concorrer com os seus competidores ocidentais, mas o seu lançamento tardio coincidiu com o colapso da União Soviética. De um momento para o outro, as industrias soviéticas entraram em colapso e perderam não só o seu único cliente interno, como perderam também os potênciais clientes dos países do bloco de leste, cujas economias também entraram em colapso e cujas companhias aéreas passaram a adquirir equipamentos ocidentais.

-

   
---