Dados sobre utilizadores deste modelo
Portugal

Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

SA-330C Puma
Helicóptero de transporte
AS-532 «Cougar» / AS-332 «Super Puma»
Helicóptero de transporte
EC-725 «Cougar»
Helicóptero de transporte

SA-330C Puma
Helicóptero de transporte (EADS-Eurocopter)
SA-330C Puma

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 14.1 M
Envergadura: 15 M
Altura: 5.1
2 x motores TURBOMECA / Turmo IVC
Potência total: 1900 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 3615 Kg
Peso máximo/descolagem: 7400 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 3200 Kg
Tripulação : 2+1
Passageiros: 16 a 20
Velocidade Maxima: 310 Km/h
Máxima(nível do mar): Não disponível
De cruzeiro: 220 Km/h
Autonomia standard /carregado : 490 Km
Autonomia máxima / leve 572 Km.
Altitude máxima: Não disponível


- - -

Forum de discussão

Helicóptero médio de transporte, fabricado pela extinta Sud Aviation (daí o SA).

A aeronave voou pela primeira vez em 15 de Abril de 1965, e foi a proposta da Sud-Aviation para a necessidade do exército francês para um helicóptero para o exército, capaz de operar em qualquer tipo de clima.

O SA-330C é uma versão destinada à exportação.

O PUMA foi igualmente fabricado na Roménia, sob a designação IAR-330H, tendo sido produzidas mais de 100 unidades, e foi igualmente montado em pequeno numero na Indonésia.

Informação genérica:
A família Puma / Super Puma, apareceu no inicio dos anos 60, tendo os trabalhos começado em 1963. O projecto transformou-se em projecto internacional quando os britânicos aderiram no final da década.

O principal problema apontado ao Puma, era a pouca potência dos seus motores, o que levou à produção de uma versão maior e melhor equipada.

Surge assim o AS-332 Super-Puma ou «Cougar».
O desenvolvimento desse «novo» helicóptero teve inicio no final dos anos 70, tendo como principal objectivo o mercado civil, o que resultou numa aeronave maior e com capacidade para transportar 26 passageiros, contra uma capacidade de 18 no Puma.

Além dos operadores europeus, os helicópteros do tipo Puma e Super-Puma estão ao serviço em outras regiões do mundo, desde a América do Sul, onde é utilizado por Brasil e Argentina, à Ásia, onde é utilizado por países como a China passando pela África, onde está em operação em países como a Nigéria ou o Togo.

Versões

EC-225 / Super Puma Mk II +
Esta é uma versão de maior alcance (857km) do Super Puma, com rotor de cinco pás, dispositivos para reduzir a vibração desenhada especialmente para operaçao civil. Voou pela primeira vez no ano 2000 e começou a operar a partir de 2004. A aeronave está configurada para transportar dois pilotos e 1 funcionário de cabine, além de 19 a 24 passageiros (8 na versão de transporte VIP).
A principal utilidade destas aeronaves tem sido o transporte de e para plataformas de exploração de petróleo a longa distância.


EC-725
Um refinamento adicional da familia de helicópteros Cougar, com motores mais potentes, maiores dimensões e superior capacidade de transporte

-

   
---