Dados sobre utilizadores deste modelo
Venezuela
China popular



Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

Antonov An-12
Aeronave de transporte médio
Y-8
Aeronave de transporte médio

Y-8
Aeronave de transporte médio (Shaanxi Aircraft)
Y-8

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 34 M
Envergadura: 38 M
Altura: 11.2
4 x motores Zhuzhou WJ6
Potência total: 17040 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 35500 Kg
Peso máximo/descolagem: 61000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 20000 Kg
Tripulação : 2+3
Passageiros: 70 a 90
Velocidade Maxima: 685 Km/h
Máxima(nível do mar): Não disponível
De cruzeiro: 550 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1275 Km
Autonomia máxima / leve 5720 Km.
Altitude máxima: 10400 Metros


- - -

Forum de discussão

O modelo Y-8 da fábrica aeronáutica chinesa da cidade de Xian, começou a ser desenvolvido durante os anos 60, quando as relações entre a China e a União Soviética começaram a piorar.

Antes disso, a China tinha adquirido várias unidades da aeronave e utilizava-a como o seu principal avião de transporte de carga em toda a China.

O desenvolvimento da versão chinesa do An-12 começou ainda na década de 1960, tendo os chineses desmontado completamente um modelo do An-12 e desenhado todas as suas peças e componentes. Os trabalhos de desenvolvimento e adaptação à realidad da industria chinesa terminaram em 1972.

O Y-8 é basicamente uma cópia do Antonov An-12, ainda que tenham sido introduzidas algumas modificações na fuselagem, utilizando a experiência que já tinha sido desenvolvida com a produção do bombardeiro H-6/Tupolev-16 que começara a ser produzido na China no inicio da década de 1960.
Os chineses tendem a considerar que o Y-8 é uma versão melhorada da aeronave soviética.

O primeiro voo do Y-8 ocorreu em 1974. A produção decorreu a um ritmo lento, até porque as necessidades não eram de grande monta.
Uma vez que a China não desenvolveu um substituto para este modelo, ele continuou em produção mesmo quando o seu equivalente soviético começou a ser substituido substituido pelo IL-76.

A abertura ao ocidente depois dos anos 80, levou a que a China recorresse a tecnologia ocidental para tentar melhorar os modelos de aeronaves que tinha ao serviço e o Y-8 não foi excepção.
Alguns modelos versões foram desenvolvidos com o apoio da norte-americana Lockeed, que apresentou uma versão pressurizada, conhecida como Y-8C.

O modelo Y-8D, difere da versão original, por utilizar aviónicos ocidentais e ter por isso sido apresentado como modelo de exportação para vários mercados.

Aparentemente a China desenvolveu uma versão do Y-8 equipada para guerra anti-submarina, designada como Y-8X e está em desenvolvimento uma versão de Aviso Aéreo Antecipado, com o tradicional radar num casulo rotativo.

Foi igualmente desenvolvida uma versão de guerra electrónica.

A substituição da frota de cerca de quarenta Y-8 está em discussão e a Shaanxi apresentou já uma versão derivada do Y-8 conhecida como Y-9, que é basicamente uma versão melhorada. O seu principal concorrente é o projecto conhecido como Y-20 da Xian aircraft, que é muito maior.

Informação genérica:
Desenvolvido na União Soviética nos anos 50, o quadrimotor An-12 é normalmente comparado ao Hercules C-130 norte-americano. Desenvolvido a partir de 1958 este tipo de aeronave tornou-se muito comum como aeronave de transporte dos países do Pacto de Varsóvia e satélites soviéticos em África e na Ásia.

O desenvolvimento do An-12 começou com base no bimotor Antonov An-8, uma aeronave com configuração de asa alta e rampa de acesso da qual foram produzidos cerca de 100 exemplares. O An-8 evoluiu para o An-10 que dispunha de quatro motores e que foi utilizado como aeronave de transporte para a Aeroflot.

O An-12 é uma versão militarizada do An-10,

Shaanxi Y-8
A China adquiriu o Antonov An-12 durante os anos 60 e depois do esfriar de relações com a União Soviética decidiu iniciar a produção da aeronave.
O An-12 chinês foi designado Y-8 e á basicamente uma cópia do avião soviético.

-

   
---