Y-20
Aeronave de transporte pesado (Xian Aircraft)

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 49 M
Envergadura: 50 M
Altura: 15
4 x motores Turbofans
Potência total: 65000 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 100000 Kg
Peso máximo/descolagem: 220000 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 60000 Kg
Tripulação :
Passageiros: a
Velocidade Maxima: 750 Km/h
Máxima(nível do mar): Não disponível
De cruzeiro: 650 Km/h
Autonomia standard /carregado : 3000 Km
Autonomia máxima / leve 5500 Km.
Altitude máxima: 13000 Metros


- - -

Forum de discussão

O desenvolvimento do avião de transporte militar médio/pesado Y-20 da Xian, continua envolto em dúvidas e segredos, pois até ao momento (2010) não é seguro que decisão o governo da China vai tomar relativamente ao seu futuro avião de transporte de grandes Dimensões.

A China continua a utilizar a versão chinesa do An-12, chamada de Y-8. Sabemos que o An-12 foi substituido na União Soviética pelo IL-76 (recentemente a China adquiriu algumas unidades) e que posteriormente foi desenhado pela Antonov um substituto do próprio IL-76 conhecido como Antonov An-70.
O fim da União Soviética levou a que a Antonov ficasse em mãos ucranianas, pelo que os militares russos optaram por apostar em versões modernizadas do Ilyushin-76, abandonando o projecto Antonov.

Já depois do ano 2000 sabe-se que a empresa Xian, estabeleceu vários contactos com as autoridades da Ucrânia e com o próprio governo ucraniano, com o objectivo de indagar sobre a possibilidade de desenvolvimento conjunto de aeronaves. Os acordos previram estudos sobre aeronaves comerciais, mas também ficou demonstrado o interesse chinês no desenvolvimento conjunto do transporte Antonov An-70.
Na altura foi até noticiado pela imprensa especializada que a China estava interessada numa versão do An-70 movida por motores a jacto.

Xian Y-20

Embora várias fontes indiquem que o Y-20 é baseado no IL-76, na verdade, as proporções e os valores indicados para o avião, além da aparência geral lembram muito mais oura aeronave.

Parece tratar-se do projecto ucraniano conhecido como An-70-600, uma versão aumentada do An-70 original, equipada com motores a jacto. Essa tinha sido a exigência dos chineses e uma das razões das discussões entre os executivos da Xian Aircraft e os ucranianos.

A capacidade de transporte do Y-20 é idêntica à do An-70-600 e maior que a do An-70 original.
O avião poderá transportar até 60 toneladas, o que o colocaria mais ou menos entre o transporte europeu Airbus A-400 e o norte-americano Boeing C-17. Os motores previstos para este tipo de aeronave seriam os mesmos que são utilizados nas novas versões do IL-76, os PS-90A russos.

Concorrência:
Sabe-se no entanto que ainda existem dúvidas sobre o futuro deste tipo de aeronaves, pois existe uma forte competição na China entre a Xian, que pretende que a força aérea opte por este novo avião e a Shaanxi, que já fabrica o Y-8 e já apresentou uma versão modernizada desse avião, a que deu o nome de Y-9.

O Y-9 está numa fase muito mais avançada de desenvolvimento e isso implica que o numero de aeronaves pesadas Y-20 poderá não justificar o desenvolvimento a não ser que haja uma decisão política por parte do governo.

Estágio de desenvolvimento

Tratando-se de uma aeronave nova, o desenvolvimento será sempre lento, pelo que também não há informação concreta quando a aeronave poderá estar cocnluida que o governo da China aceitar que seja construida e colocar encomendas para tal avião.
Há várias fontes conflituantes que variam entre uma entrega em 2014, para um desenvolvimento acelerado e outras fontes que apontam mais oito anos para o desenvolvimento da aeronave.
Também segundo os dados conhecidos de forma não oficial, o raio de acção operacional e a autonomia da aeronave Y-20 neste nomento não correspondem às exigências da avação chinesa, que pretende um avião capaz de voar até 3,200km com carga máxima.
Aparentemente o Y-20 não terá essa capacidade.

Seja qual for o prazo, se o governo da China optar por adquirir este tipo de aeronave, ele estará dando ao país uma capacidade de projecção estratégica que deixará todos os vizinhos preocupados.



Os valores apontados são estimativas baseadas no tipo de motores disponíveis, e outras características e dados conhecidos sobre o desenvolvimento do projecto.

Informação genérica:
- - -

-