Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

CH-53E Super Stallion
Helicóptero de transporte
MH-53J «Pave Low»
Helicóptero de transporte
CH-53K
Helicóptero de transporte

MH-53J «Pave Low»
Helicóptero de transporte (Sikorsky / United Technologies)
MH-53J «Pave Low»

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 28 M
Envergadura: 21.9 M
Altura: 7.6
2 x motores T-64-GE-100
Potência total: 8660 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 14515 Kg
Peso máximo/descolagem: 18900 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: Kg
Tripulação : 6
Passageiros: 30 a 37
Velocidade Maxima: 264 Km/h
Máxima(nível do mar): 300 Km/h
De cruzeiro: 278 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1000 Km
Autonomia máxima / leve 1100 Km.
Altitude máxima: 4900 Metros


- - -

Forum de discussão

Embora não seja o mais numeroso helicóptero da família CH-53, o MH-53J tornou-se numa aeronave iconica dentro do sistema de forças norte-americano, por se tratar de uma aeronave de asa rotativa, especialmente desenhada para apoiar operações especiais.

Esta aeronave constitui a espinha dorsal do vector de transporte das forças de operações especiais norte-americanas e baseou-se mo HH-53 «Joly Green».
A força aérea utilizou estes helicópteros para colocar no terreno quaisquer forças especiais (SEALS, Green Berets, Delta Force, etc.), para resgatar reféns ou extrais pilotos de aeronaves abatidas sobre solo controlado por forças inimigas.

O MH-53J foi resultado do estudo pormenorizado das necessidades das tropas durante este tipo de operações. Ele não é por isso um helicóptero de combate, embora possa ser armado. Não sendo utilizado para transportar carga, ele recebeu várias placas de blindagem adicional, embora continue a ser relativamente vulnerável, como qualquer helicóptero, ele pode resistir a armas ligeiras do inimigo.

Considerando as missões normalmente atribuidas a estas aeronaves, eles actuam normalmente de noite e/ou em considções atmosféricas adversas.
O MH-53J é a terceira derivação deste tipo de aeronave, cujo conceito evoluiu desde a guerra no Vietname.

A aeronave é extremamente flexivel. Pode operar a partir de cobertad de navios, porta-aviões, porta-helicópteros ou outros navios logísticos. As pás do rotor são dobráveis, facilitando a arrumação.

Informação genérica:
Os helicópteros do modelo CH-53 / MH-53 da Sikorski (o modelo é designado S-65 pelo fabricante) foram originalmente desenvolvidos para responder às necessidades do corpo de fuzileiros navais norte-americanos.
Eles foram a resposta ao fim de ciclo de vida do HR2S «Mojave», para o qual o corpo de fuzileiros procurava um substituto.

O CH-53 recebeu influências de vários outros modelos da Sikorski, de entre os quais se destaca o «Skycrane» / CH-54 «Tarhe» inicialmente desenhado para o exército, mas abandonado por causa do alto custo.Essa aeronave tinha sido propositadamente desenhada para permitir o transporte de cargas pesadas, mas foi preterida pelo exército em favor do Chinook.

A luta da Sikorski para defender o CH-53 e garantir a sua adopção pelos fuzileiros foi cerrada, mais uma vez contra o CH-47 «Chinook» da Boeing.


CH-53G / CH-53GA
A Alemanha recebeu 40 exemplares do CH-53G durante os anos 70. Presentemente está em desenvolvimento um processo de modernização levado a cabo pela Eurocopter e que pretende manter as aeronaves ao serviço até 2030. A modernização extende a vida operacional da aeronave de 6,000 para 10,000 horas de voo- O modelo modernizado tem a designação CH-53GA

-

   
---