Dados sobre utilizadores deste modelo
India
Israel



Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

MD.450 «Ouragan»
Caça bombardeiro
MD.454 Mystere IV A
Avião de caça
Super Mystere B2
Avião de caça

MD.450 «Ouragan»
Caça bombardeiro (Dassault-Aviation)
MD.450 «Ouragan»

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 10.74 M
Envergadura: 13.16 M
Altura: 4.14
1 x motores Hispano-Suiza / Rolls Royce «Nene» 104B
Potência total: 2300 Kgf
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 4142 Kg
Peso máximo/descolagem: 7404 Kg
Numero de suportes p/ armas: 4
Capacidade de carga/armamento: 454 Kg
Tripulação : 1
Passageiros: 0 a 0
Velocidade Maxima: 830 Km/h
Máxima(nível do mar): 830 Km/h
De cruzeiro: 780 Km/h
Autonomia standard /carregado : 800 Km
Autonomia máxima / leve 920 Km.
Altitude máxima: 15000 Metros


- - -

Canhões / Metralhadoras
- 4 x 20mm Hs.404 (Calibre: 20 )

Forum de discussão

Ainda que a corrida ao jato, na sequência do fim da II guerra mundial e do inicio da guerra fria tenha sido principalmente corporizada pelo duelo entre o caças a jato soviéticos e norte-americanos, os europeus também desenvolveram os seus próprios projetos, com britânicos e franceses na frente.

A França desenvolveu vários protótipos dos quais se destacou o modelo Ouragan «Avions Marcel Dassault» (hoje Dassault-Aviation).

Tendo voado pela primeira vez em 1949 o Ouragan era um caça-bombardeiro de asa reta, numa altura em que se estava a tornar evidente a vantagem das aeronaves com asa em flecha, como se viria a verificar na guerra da Coreia que começou nesse mesmo ano.

O mesmo motor do MiG-15

Entre as características mais curiosas do Ouragan, está o fato de ele estar equipado com um motor Rolls Royce Nene, o mesmo que a União Soviética recebeu da Grã Bretanha, produziu localmente e instalou no MiG-15.

Inferior ao F-84
Mesmo com asa em angulo reto, o Ouragan era inferior ao F-84G norte americano e também inferior ao MiG-15 ou ao F-86 que possuiam asa em flecha.
No entanto era muito apreciado pelos pilotos por ser extremamente manobrável e fácil de voar.

Ele ficou disponível para exportação em Dezembro de 1953 e de entre os clientes destacou-se a India, que adquiriu várias dezenas.
Também Israel, que tinha problemas para encontrar aeronaves de combate modernas por causa dos embargos internacionais, principalmente dos Estados Unidos adquiriu 24 exemplares da aeronave, enquanto esperava pelo mais sofisticado «Mistere».

Informação genérica:
Esta família de aeronaves é constituida por três sistemas base.

Ouragan
Aeronave de asa reta, grosso-modo equiparada ao F-84 norte americano, ainda que relativamente inferior àquele. O Ouragan foi o primeiro caça a jato francês a ficar operacional.

Mystere
Aeronave de caça com asa em flecha.
Ainda o caça «Ouragan» não tinha começado a ser entregue e já a Dassault trabalhava afincadamente numa versão muito modificada, caracterizada especialmente pela asa em flecha que já tinha mostrado a sua superioridade tanto em modelos norte-americanos como franceses.

O primeiro caça Mystere, voou ainda em 1951, quando na Coreia o F-86 e o MiG-15 já combatiam entre si. Os Mystere dividemm-se em:

-Mystere I - Basicamente um Ouragan com asas em flecha e superfícies de controlo modificadas, além de um motor Rolls Royce Nene melhorado. Foram produzidos 3 exemplares.
-Mystere IIA (2 protótipos), que utilizava um motor Tay, mais potente e quatro canhões de 20mm.
- Mystere II B - Versão derivada do anterior com quatro protótipos produzidos, foi equipada alternativamente com dois canhões de 30mm.
- Mystere II C: Poduzidos 11 protótipos, nove deles equipados como o motor ATAR-101F da SNECMA.

No entanto o Mystere II ficou rapidamente ultrapassado e quando as últimas unidades foram entregues em 1957, a aeronave já só era utilizada em missões de treino.

- Mystere III Modelo experimental (desenvolvido a partir do Ouragan) do qual apenas um exemplar foi produzido e que se caracterizava pelas entradas laterais de ar para o motor.

- Mystere IV - A versão mais produzida do tipo


Super Mystere
Versão modificada e melhorada do anterior e o caça que antecedeu o aparecimento do Mirage.
Em alguns aspectos ele lembra o caça norte-americano F-100 Sabre, ainda que seja menos potente e menos veloz.

-

   
---