Dados sobre utilizadores deste modelo
União Soviética

Aeronaves do mesmo tipo ou relacionadas:

DB-3
Bombardeiro
Il-4
Bombardeiro

Il-4
Bombardeiro (Ilyushin)
Il-4

Dimensões:Motores/ Potência
Comprimento: 14.8 M
Envergadura: 21.44 M
Altura: 4.1
2 x motores M-88B
Potência total: 2200 HP/CV
Peso / Cap. carga Velocidade / Autonomia
Peso vazio: 5800 Kg
Peso máximo/descolagem: 11300 Kg
Numero de suportes p/ armas: 0
Capacidade de carga/armamento: 1500 Kg
Tripulação : 4
Passageiros: 0 a 0
Velocidade Maxima: 430 Km/h
Máxima(nível do mar): 380 Km/h
De cruzeiro: 350 Km/h
Autonomia standard /carregado : 1900 Km
Autonomia máxima / leve 2600 Km.
Altitude máxima: 9700 Metros


- - -

Forum de discussão

Em termos aerodinâmicos, o Ilyushin DB-3 mostrava varios problemas, que eram complicados por causa da complexidade da construção.

Quando a URSS adquiriu licenças de produção para aeronaves americanas DC-2, também teve acesso a novos métodos de construção, que rapidamente foram colocados em prática.

O modelo IL-4, é uma demonstração dessas modificações. Embora seja basicamente o mesmo modelo DB-3, ele apresenta um perfil bastante diferente, especialmene ao nível do nariz, mais aerodinâmico e acima de tudo mais simples de construir.

A modificação tinha sido introduzida já no DB-3F, mas alterações nas designações (nome do modelo derivado do engenheiro responsável pelo projeto) levaram à introdução do modelo com a designação Ilyushin IL-4.
A autonomia da aeronave era de 2600km, com cerca de 1.000kg de bombas, mas não atingia os 2000km com a carga máxima de 1500kg.

Cerca de 2000 exemplares tinham sido produzidos até que a designação DB-3M foi modificada para IL-4.

Após a invasão alemã da União Soviética, a produção do modelo quase que foi paralizada. Só em 1942 novos exemplares começaram a aparecer em números significativos.

A versão modificada era mais pesada e tinha um peso máximo na descolagem maior. As dimensões, o peso e as modificações aerodinâmicas foram compensadas com a introduçao de motores mais poderosos, mas isso não foi suficiente para evitar a redução das prestações. Embora mais potente, o IL-4 era por isso mais lento que o modelo DB-3 do qual era derivado.

Informação genérica:
O modelo DB-3 e o seu sucessor o IL-4 estiveram entre os mais importantes aviões ao serviço da União Soviética durante a II guerra mundial.

Com mais de 6.800 bombardeiros produzidos, o bombardeiro médio do gabinete Ilyushin foi o mais numeroso avião do tipo ao serviço na União Soviética durante a II guerra mundial.

Embora fosse designado como bombardeiro de longo alcance, essa designação tinha em consideração a autonomia das aeronaves durante a década de 1920, pelo que em termos atuais, ele não poderia ser considerado um bombardeiro de longo alcance.

Por se tratar básicamente da mesma aeronave, podemos dividir o modelo em duas séries que se distinguem por causa da configuração do nariz do avião, inicialmente achatado e posteriormente afilado.

DB-3 - Versão inicial desenvolvida em meados da década de 1930 (1500 produzidos)
DB-3F - Versão modernizada com linhas alteradas e nariz afilado (500 produzidos).
IL-4 - Designação da versão DB-3M, quando foram alteradas as designações de aeronaves soviéticas (4800 produzidos).

A produção do IL-4 terminou em 1944, com mais de 6.800 exemplares produzidos (DB-3, DB-3M e IL-4).

-

   
---