Listar armas do tipo
Espingarda / fuzil de assalto

Armas idênticas ou relacionadas:

AK-101
Espingarda / fuzil de assalto
Ak-103
Espingarda / fuzil de assalto
AK-47 / AKM
Espingarda / fuzil de assalto
AK-74
Espingarda / fuzil de assalto


Notícias relacionadas
30.000 AK-47 chegam à Venezuela


AK-101
Espingarda / fuzil de assalto

Fabricante: Izhmash / Kalashnikov
Tipo de arma: Espingarda / fuzil de assalto --- Calibre: 5.56mm
Cadência de tiro: 600 disparos p/min.Velocidade do projectil: 910 M/s
Alcance eficaz: 400MAlcance máximo: 1000M
Dimensões: Comprimento: 943mm (Cano: 415mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 3.4KgDepósito(Carregador): 30 munições
Munição:5,56 x 45 NATO / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 1830J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A AK-101, é a mais recente versão modernizada da eterna espingarda/fuzil automática AK-47, de Mikhail Kalashnikov.

Esta arma é uma Kalashnikov modernizada, e destinada ao mercado de países ocidentais, pois utiliza a munição standard da NATO calibre 5,56.

É uma arma da família AK-100, as quais partilham várias inovações introduzidas ao modelo Kalashnikov AK-47 e posteriormente AK-74.

Como a AK-47 os modelos AK-100 funcionam segundo o principio do aproveitamento dos gases produzidos com o disparo da munição. Os gases ejectam o cartucho utilizado e inserem uma nova munição na câmara.
A arma pode utilizar vários tipos de munição, além do standard tipo FMJ.

A AK-101, é considerada uma arma mais precisa que outros modelos da família AK-47 e AK-74.

Como todas as armas to tipo Kalashnikov, a AK-101 tem basicamente o mesmo numero de componentes, a sua manutenção é simples e pode ser utilizada mesmo em condições de uso extremamente duras.


Informação genérica:
A arma é resultado do desenvolvimento de uma munição calibre 7,62 (m/43 7,62x39) no fim da 2ª guerra mundial, para a qual houve necessidade de criar uma arma específica.

Kalashnikov submeteu os desenhos da sua arma para aprovação às autoridades soviéticas em 1946. Kalashnikov foi autorizado a desenvolver protótipos baseados no seu projecto, o que foi feito de 1946 a 1948. Após vários refinamentos a arma foi finalmente aceite para utilização pelo exército vermelho, sob o nome de Avtomat Kalashnikova Ak-47.

A Kalashnikov é um marco em termos de armas ligeiras, especialmente por causa da sua reconhecida, e até hoje inultrapassável resistência a todo o tipo de maus tratos por parte dos utilizadores. Além dessa característica muito apreciada, a arma é igualmente simples de manter e de utilizar.

No entanto, embora atribuida a Kalashnikov, na verdade a AK-47 não é absolutamente inovadora, porque o seu sistema de operação é inspirado na arma alemã MP-44 (que daria origem à G-3).

A arma sofreu várias modificações durante a fase inicial de utilização, de que resultou uma versão ligeiramente modificada em 1951. Foi igualmente introduzida a AKS, com coronha dobrável e utilizada por tropas paraquedistas.

Em 1959, foram novamente introduzidas alterações ao modelo e a arma fabricada a partir desse ano passou a ser conhecida como AKM (Avtomat Kalashnikova Modernizirovannyj), que passou a ser estampada e a dispor de pequenas modernizações, como uma nova coronha, novo mecanismo do gatilho, e uma nova mira, embora o alcance da arma na prática não tenha sofrido qualquer alteração, limitando-se a cerca de 300 metros.

O alcance prático da AK-47, continuou sempre a ser o seu calcanhar de Aquiles, juntamente com o facto de, por causa de ser uma arma que permite grandes tolerâncias nos mecanismos (o que lhe permite funcionar mesmo depois de ter estado enterrada na areia ou na lama) ela nunca ter sido exactamente uma arma precisa.

A AK-47 continuou a ser modernizada e em 1974 foi lançada a versão calibre 5.45mm, AK-74, e posteriormente a modernizada família AK-100.
A AK-74 e AK-100 são referidas em separado.

As AK-47 de calibre 7.62x39 já não estão em produção, embora a Izhmash, normalmente considerado o fabricante original da arma, ainda produza uma versão chamada AK-103.


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.

Dados sobre utilizadores deste armamento:

 

Última actualização desta página : 05.03.2007