Listar armas do tipo
Metralhadora

Armas idênticas ou relacionadas:

MG-3
Metralhadora
MG-42
Metralhadora

MG-3
Metralhadora

Fabricante: Heckler & Koch
Tipo de arma: Metralhadora --- Calibre: 7.62mm
Cadência de tiro: 1150 disparos p/min.Velocidade do projectil: 820 M/s
Alcance eficaz: 800MAlcance máximo: 1500M
Dimensões: Comprimento: 1225mm (Cano: 565mm) Largura: 0mm / Altura: 0mm
Peso da arma: 11.5KgDepósito(Carregador): 50 munições
Munição:7,62 x 51 NATO / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 3340J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


A MG-3, é basicamente a metralhadora alemã da II Guerra Mundial MG-42 modificada e convertida para o calibre standard NATO.

Foram produzidos vários modelos intermédios (MG-1, que foram modelos novos e MG-2, que foram modelos MG-42 que foram aproveitados e recalibrados para o calibre 7,62 NATO.

A arma definitiva e com todas as alterações posteriores à guerra recebeu finalmente a designação de MG-3 em 1966.

Embora com uma cadência de tiro inferior à da sua congénere da II guerra, a MG-3 dispara munição NATO 7,62 com maior potência e maior velocidade, o que permite que o seu alcance seja superior à arma da II Guerra Mundial.

O alcance máximo da arma é de 3750M.


Informação genérica:
A MG-42 é uma das mais importantes armas criadas durante a II Guerra Mundial, especialmente por ter influênciado o desenvolvimento de armas que foram produzidas muito depois do fim do conflito

Com grande cadência de tiro e refrigerada a ar a MG-42 a aparece na sequência de vários relatórios alemães que referiam algumas desvantagens e problemas notados na metralhadora MG-34, que apresentava problemas como por exemplo a facilidade com que a arma encravava por causa do pó, além de que o seu custo era também considerado elevado.

A diferença mais notada entre a MG-34 e a MG-42 será a cadência de tiro da MG-42, muito mais elevada que a da sua antecessora.

O ruido da MG-42 era característico e era possível saber da presença desta arma apenas pelo som. Os militares americanos foram treinados para poderem identificar o ruido para terem especial cuidado quando enfrentavam esta arma.

A MG-42 chegou a ser conhecida como a serra de Hitler. Era possível cortar madeira com ela.

Tão eficaz foi o conceito, que já no final da guerra foi mesmo lançado o modelo MG-45, que se caracterizava por uma cadência de tiro ainda maior. Com o final do conflito o numero de unidades produzidas acabou sendo mínimo.

A MG-42 foi posteriormente utilizada por outros países, como por exemplo na França, estimando-se que tenham no total sido fabricadas mais de 400,000 unidades desta arma durante a guerra, mais 600,000 derivadas fabricadas depois do conflito.

A MG-42 foi posteriormente adaptada (depois da guerra), para o calibre 7,62 e dessa modificação surgiu em 1966 a MG-3.

A metralhadora MG-42 era tão admirada pelos americanos, que estes desenvolveram uma derivada, a metralhadora M-60.


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.

Dados sobre utilizadores deste armamento:

 

Última actualização desta página : 15.07.2007