Listar armas do tipo
Espingarda / fuzil de assalto

Dados sobre utilizadores deste armamento:

MD-97L
Espingarda / fuzil de assalto

Fabricante: Imbel
Tipo de arma: Espingarda / fuzil de assalto --- Calibre: 5.56mm
Cadência de tiro: 700 disparos p/min.Velocidade do projectil: 950 M/s
Alcance eficaz: 450MAlcance máximo: 600M
Dimensões: Comprimento: 1010mm (Cano: 437mm) Largura: 190mm / Altura: 40mm
Peso da arma: 3.7KgDepósito(Carregador): 20/30 munições
Munição:5,56 x 45 NATO / FMJ Involucro total em metal /Potencia: 1830J
FiabilidadeManutenção5
Potência2Manuseamento6
Precisão3Preço7


Na sequência da fabricação no Brasil do fuzil de assalto FN-FAL por parte da industria Imbel, a mesma empresa desenvolveu o MD-97, como fuzil adaptado para o mais recente calibre 5.56 NATO. O MD-97 inclui as alterações que foram feitas no Brasil à FN-FAL original, conhecida como MD-2.

Trata-se de uma arma de assalto que deveria utilizar tantos componentes possíveis com a arma FAL de calibre 7.62 quanto possível e que tanto existe na versão de coronha fixa como de coronha rebatível.

A MD-97, como a FN-FAL de que deriva, é accionada por um pistão curto, que por sua ver utiliza a acção dos gases do disparo.

A arma pode pode ser utilizada em modo semi automático, ou em modo automático (rajada). Existe a opção para rajada completa ou rajada de três tiros.

Existe uma versão curta (carabina) com um comprimento máximo de 850mm (600mm com a coronha dobrada) que foi desenhado para utilização por forças policiais ou por forças especiais.

Como outras armas do tipo, a MD-97 pode utilizar um lançador de granadas de calibre 40mm.

Problemas
Aparentemente têm surgido vários problemas com a arma e com a sua qualidade de construção.
Várias criticas, algumas delas contundentes, apontam para deficiencias de conceito de projecto que tornam a arma pouco útil em campo de batalha.

O MD-97, segundo outras fontes, tem dificuldade em dispara 100 tiros sem apresntar algum tipo de problema.

No entanto, não há informações concretas que permitam concluir que os problemas apresentados pelo MD-97 não tenham como ser corrigidos, embora também não exista qualquer informação de que os problemas apontados pelos utilizadores tenham deixado de ocorrer.


Informação genérica:
-


A grande profusão de fontes que referem dados diferentes para cada tipo de arma, leva a que possa existir alguma inconsistência de dados.
Alcance eficaz: A distância aproximada em metros, em que se espera que o disparo atinja o objectivo. Alcance máximo: Normalmente a distância em metros em que o projectil precorre uma trajectória recta (tiro tenso).Não é considerado o alcance máximo possível do projectil que pode ser atingido numa trajectória parabólica.
A classificação para «preço», é inversamente proporcional ao custo previsto da arma. Pelo que uma arma muito cara terá uma classificação baixa.
 

Última actualização desta página : 16.02.2008