Loading

Torre 120mm CARDOM

Fabricante da torre: SOLTAM
Função principal: Apoio de fogo Calibre da arma: 120mm
Cadência de tiro: 14 disparos p/min.Alcance máximo: 7.2Km (4.5Milhas)
Peso da munição: 13.6Kg Alcance Antiaéreo : 0Km
Peso da torre: KgTripulação: 5
Numero de canhões do sistema:1 Elevação: 85

 

Países que utilizam este sistema: Portugal - Estados Unidos da América - Israel -


O morteiro auto-transportado SOLTAM CARDOM (escotilha) é baseado no morteiro rebocado K-6, também de fabrico israelita e inspirado no M120/M121 americano

O CARDOM, dispõe de um sistema de recuo, que lhe permite ser disparado de dentro de um veículo, como por exemplo o Stryker ou o Pandur-2 8x8. Este sistema também facilita a sua colocação numa plataforma rotativa, que permite rodar a arma, sem mover o veículo que a transporta, permitindo alterar o alvo com grande rapidez, possibilitando assim um apoio de fogo eficaz.

O sistema, no entanto, não tem uma versão em torre, a qual foi considerada mas posteriormente abandonada pelo fabricante. Tal impossibilita a sua utilização em ambientes NBQ.

A mais importante característica do CARDOM, é o facto de ser uma arma extremamente versátil no que respeita ao seu uso no terreno. O equipamento estará ligado a um sistema que permite a um observador que pode estar à distancia (longe do morteiro) enviar automaticamente os dados sobre a posição do alvo, sendo que o equipamento automaticamente gira e corrige a elevação da peça em alguns segundos. O CARDOM, pode assim ser muito mais flexivel na prestção de apoio de fogo, podendo apoiar mais que uma unidade, em mais que um local, podendo mesmo efectuar apoio selectivo, conforme solicitado pelas unidades (normalmente de infantaria) no terreno.

O CARDOM foi igualmente seleccionado pelo exército dos Estados Unidos e será instalado em viaturas STRYKER, embora neste caso, alguns técnicos apontem para o facto de o STRYKER não ser suficientemente grande para permitir a utilização correcta do sistema, por razões que se prendem com a localização das munições, o que impede a tripulação de chegar à cadência de disparos de 14 tiros por minuto.

SOLTAM CARDOMl
Um morteiro CARDOM instalado numa viatura táctica do tipo Hummer
Estão a ser feitos estudos para a continuação do desenvolvimento do sistema CARDOM da SOLTAM

O CARDOM, sendo baseado no morteiro K-6, não é exactamente uma novidade absoluta. Trata-se de um morteiro provado, que foi adaptado e modernizado, de forma a responder às exigências do teatro de guerra moderno. As modernizações tornaram-no num equipamento muito mais eficaz e eficiente que a sua versão original.

É uma peça de municiamento frontal (carregar pela boca) e não funciona em ambientes NBQ, pelo que nunca poderá (ou não deverá) ser enviado para teatros onde este tipo de ameaça exista.


Recentemente o sistema foi proposto para fornecimento em várias plataformas diferentes, entre as quais se encontra o BMP-3 russo, o ENGESA-URUTU brasileiro e mesmo os HUMMER de fabrico americano.


 
   
---