Armas relacionadas:

76mm / Mk.2 HV (17 pounder)
Não aplicável
76mm HV 77 (17 Pounder)
Canhão anti-tanque

Loading

76mm / Mk.2 HV (17 pounder)
Anti-tanque

Fabricante da arma: Royal Ordnance Factories
Função principal: Anti-tanque --- Calibre: 76.2mm
Cadência de tiro: 8 disparos p/min (max) Alcance eficaz: de 500 a 1200m
Comprimento da peça (cano): 4580mm /
Peso da munição: 7600grPeso da arma: 826.46Kg
Velocidade do projectil: 1204 metros/s (max) Carregamento: Manual
500M
800M
1200M
1800M

 

Utilizado pelos seguintes veículos:
Carro de combate médio - M4A3 Sherman «Firefly»
Caça-tanques - Archer
Carro de combate pesado - Centurion A-41 Mk.1


O «17 pounder», ou canhão de 17 libras (denominação britânica que designava o peso do projectil e não o seu calibre), foi um dos mais poderosos canhões que os aliados tiveram ao seu serviço durante a II Guerra mundial.

Ainda durante 1943, os britânicos percebendo que o canhão principal do M4 Sherman americano não era suficientemente potente, começaram a equipar os seus Sherman com este canhão.
O Sherman equipados com esta arma, são reconhecidos como os mais poderosos Sherman alguma vez fabricados, excluindo as modificações efectuadas nos anos 60 e anos 70.

Quando a produção do «17 pounder» entrou em velocidade de cruzeiro, os britânicos propuseram fornecer a arma aos americanos, para equipar os tanques Sherman fabricados nos Estados Unidos.
Os britânicos propuseram fornecer aos americanos até 3,000 canhões por mês, o que era suficiente para equipar todos os Sherman produzidos pela industria americana.
No entanto a proposta foi recusada, ainda que os testes demonstrassem que o armamento britânico de 17 libras, era superior ao canhão de 76mm do Sherman, era superior ao canhão de 85mm do T-34/85 e era mesmo superior ao canhão de 90mm do tanque M-26 «Pershing» que os americanos introduziram em combate nos últimos dias da guerra.

A capacidade de perfuração desta arma era superior à dos canhões alemães de 75mm que equipavam o tanque Panzer-IV «J» e idêntica à dos tanques «Panther». O único tanque alemão que era relativamente imune ao canhão britânico de 17 libras era o Tiger-II e mesmo assim só num confronto em que o blindado alemão pudesse aproveitar a vantagem do seu maior alcance.

A velocidade do projectil de 1204 m/s é para munição perfurante APDS.

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
Dos países aliados a ocidente a Grã Bretanha foi o que melhor se preparou para estar ao nível dos alemães.

O desenvolvimento de uma arma de 76mm de alta potência capaz de enfrentar blindados, resultou da análise que os britânicos fizeram sobre a evolução da arma blindada alemã.

Essa análise, tentou tentou fazer uma previsão não só da evolução imediata do armamento e da blindagem das viaturas alemãs logo em 1940, como tentou prever o que os alemães poderiam estar a desenvolver dentro de três ou quatro anos.

As previsões britânicas acabaram por estar correctas, ainda que o desenvolvimento alemão ainda assim tenha superado ligeiramente a capacidade de desenvolvimento do armamento britânico.

Desde 1940 que as forças britânicas tinham enfrentado a blindagem dos tanques alemães. Mas se em França a blindagem das viaturas blindadas alemãs era relativamente fraca, as mudanças foram muito rápidas e em 1942 os britânicos já enfrentavam os tanques pesados Tiger-I.

O canhão de 17 libras, calibre 76,2mm foi desenvolvido propositadamente contra o Tiger-I e as primeiras versões produzidas foram entregues a unidades de infantaria com sistemas de transporte improvisados, tal era a urgência britânica em termos de armas anti-tanque em 1943.

Desenvolvimento dos canhões mais rápido que o desenvolvimento dos blindados
Se a peça de 76mm de alta velocidade ficou pronta em 1943, a mesma coisa não se pode dizer dos carros de combate.

Nessa altura, a viatura blindada mais poderosa da Grã Bretanha era o carro de combate A-34 Comet.
Esse carro de combate não podia acomodar de forma eficiente o canhão de 76mm de alta velocidade, que era demasiado potente para o canhão.

Por isso teve que ser desenhada uma versão derivada, que ficou conhecida como HV-77.


 
   
---