Armas relacionadas:

Canhão pedreiro «Camelo»
Canhão naval
Meio canhão
Canhão naval
Basilisco / Serpes
Canhão naval

Loading

Basilisco / Serpes
Anti-navio

Fabricante da arma: Varios
Função principal: Anti-navio Calibre da arma: 152mm
Peso da munição: 18KgAlcance entre 0.2 Km. e 1 Km.
Peso da arma: 2500Kg

 


Tudo indica que o Basilisco, seja um dos maiores canhões embarcados a bordo de navios durante o século XVI, embora houvesse referência a canhões maiores.

Na realidade foi utilizada esta designação tanto a canhões que disparavam projecteis de 15 Kg. como aos gigantescos canhões (ou bombardas) pedreiros turcos utilizados no século XV e que eram canhões de cerco capazes de derrubar muralhas com pedras de até 250Kg.

Há também referências mais antigas (Seculo XIV) ao basilisco e à sua utilização pelos exércitos e não como arma naval. É provavel que o termo Basilisco se tivesse mantido, mas que as suas dimensões no século XVI fossem muito menores que aquelas que esta peça teria no século XIV e XV.

Nesse século já os ingleses chamavam Basilisco a um canhão que disparava um pelouro de 6 a 7 Kg.

No entanto, as referências portuguesas apontam para que o Basilisco em Portugal fosse uma peça de artilharia de dimensão maior com um calibre provavelmente não inferior a 152mm (6 polegadas), o que lhe permitiria justificar as referências ao Basilisco como um poderoso canhão que equipava Galeões, Naus e Carracas.

No século XVI, encontramos também canhões designados como «Serpes». É de crer que a tradição de dar nomes de animais às peças de artilharia possa ter introduzido alguma (ainda mais) confusão na designação das peças de artilharia, pelo que no século XVI o «Serpes» é de alguma forma parecido ao «Basilisco», uma especie de rei das serpentes.

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
O canhão normalmente dispunha de um cano reforçado ou não por aros e disparava projeteis de ferro ou metralha.

Entre os canhões encontra-se uma segunda classe, conhecida como «canhão pedreiro» que se caracterizava pela utilização de projecteis (pelouros) de granito. De entre esses podemos identificar segundo vários autores:
Camelos (Projectil de 15Kg)
Canhões Pedreiros (Projectil de 6Kg)
Falcões ( Projectil de 1 a 2 Kg)
Berços (Projectil inferior a 1 Kg)


 
   
---