Armas relacionadas:

105mm CN-105 D1504
Não aplicável
105mm CN105 F1/G1
Não aplicável
105mm L/52 Hitfact
Canhão anti-tanque
105mm L/53 CT-CV
Canhão anti-tanque

Loading

Torre 105mm L/53 CT-CV

Fabricante da torre: CMI / Cockerill
Função principal: Anti-tanque Calibre da arma: 105mm
Cadência de tiro: 8 disparos p/min.Alcance máximo: 4Km (2.5Milhas)
Peso da munição: 20Kg Alcance Antiaéreo : 0Km
Peso da torre: 4800KgTripulação: 2
Numero de canhões do sistema:1 Elevação: 43

 

Utilizado pelos seguintes veículos:
Carro de combate leve - Pandur-II / 105mm


Armada com o novo canhão de 105mm modelo «CV L/53» com amortecimento, e carregamento automático, a torre CT-CV pode ser considerada como o mais eficiente equipamento aerotransportavel com capacidade anti-tanque presentemente em produção.

O canhão estriado de 105mm da empresa belga, foi propositadamente criado para permitir a sua utilização numa torre adequada à instalação em veículos blindados médios, com peso de pelo menos 14 toneladas.
A arma dispõe de um sistema de amortecimento, que permite disparar munição perfurante a alta velocidade.
A torre carrega 12 ou 16 munições de 105mm prontas para disparar.

Esta capacidade da arma, permite-lhe quando utilizada em conjunto com a munição adequada, atingir com alguma segurança, mesmo veículos blindados pesados (tanques), embora evidentemente não possa ser utilizado contra esse tipo de blindados pois não há possibilidade de um veículo médio resistir ao disparo da arma de um tanque.

É de especial realce a munição desenvolvida pela MECAR, que permite atingir uma velocidade de 1620m/s, a qual confere a uma munição de 105mm capacidade duficiente para derrotar a blindagem de qualquer carro de combate principal presentemente em produção, levando a que a sua performance contra alvos blindados seja idêntica à de um canhão de 120mm. É ainda possivel disparar munição de alto explosivo ou de ogiva deformavel.

A torre é considerada bastante sofisticada e dispõe de sistemas de calculo de tiro que colocam um veículo com ela equipado ao mesmo nível dos carros de combate principais. A sua sofisticação permite a sua utilização conjunta com veículos que disponham de sistemas de combate compatíveis, o que maximizará as capacidades do sistema, cujo pode até ser utilizado para apoio de fogo, dado o alcance máximo de 10Km para tiro indirecto.

Além de poder disparar munição de 105mm standard NATO, o canhão pode igualmente disparar mísseis anti-tanque, juntamente com munição explosiva ou de energia quimica (eficiente contra alvos menos blindados e sem blindagem moderna).

A torre CT-CV pode ser instalada em veículos do tipo AMV, Pandur-II, Piranha ou outros.
O sistema permite disparar em movimento, quando se trate de munição convencional (alcance entre 1,000 e 2,500m), mas não pode disparar munição perfurante em movimento de forma eficiente.

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
Familia genérica de canhões de 105mm para tanques


 
   
---