Armas relacionadas:

356mm /45 Mk I Mod. 1910 (UK)
Não aplicável
356mm/45 Mk8-Mk12 (US)
Canhão naval
356mm MkVII UK
Canhão naval
356mm/50 Mk7/Mk-11 (US)
Canhão naval

Loading

356mm MkVII UK
Anti-navio

Fabricante: Vickers Defence
Função principal: Anti-navioCalibre: 356mm
Cadência de tiro: 2 disparos p/min.Alcance à superficie: 4.57Km
Alcance Anti aéreo: 0KmElevação máxima: 0º
Peso da munição: 721KgPeso do sistema: 80260Kg
Nr. de canhões: 1Tripulação: 0

 

Sistema utilizado pelos seguintes navios:
Couraçado rápido Classe King George V (Reino Unido)


Desenhados nos anos 30, os canhões de 356mm Mk.VII foram um compromisso destinado a evitar que as marinhas rivais da Grã Bretanha entrassem numa escalada de construção de navios equipados com canhões de calibres cada vez maiores.

A tentativa britânica não resultou, e as marinhas dos Estados Unidos, do Japão e da Alemanha iniciaram a construção de navios com canhões de calibres superiores.

No entanto, há que referir que embora sendo canhões de calibre 14" (356mm) quando os norte-americanos instalavam canhões de 16" (406mm) nos seus navios, eles eram armas modernas e com um alcance surpreendente que não os deixava em desvantagem perante os seus rivais.

A utilização dessa vantagem táctica era entendida pelos britânicos, que a utilizaram no confronto com o Bismarck em Maio de 1941.
Todos os relatos da acção são claros ao afirmar que o primeiro navio a disparar foi o Princo of Wales, porque o alcance dos canhões Mk VII era superior ao alcance dos canhões do Bismarck, embora este tivesse canhões de 380mm.


Os canhões foram organizados em torres diferentes nos navios da classe King George V, que estava equipado com um torre dupla com um peso de 915 toneladas e com duas torres quadruplas de 1582 toneladas.

Chegou a ser instalada um torre dupla para servir como artilharia costeira de longo alcance em Dover, mas a torre tinha uma velocidade de rotação muito lenta, o que impedia a sua utilização contra navios a alta velocidade.

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
O calibre de 14 polegadas é um calibre intermédio entre os calibres 12 (305) e 15 (381mm) dos super couraçados da primeira guerra mundia.

Curiosamente, este calibre foi adoptado para os navios da marinha japonesa do tipo Kongo e também pelos dois couraçados para a marinha do Chile que os britânicos requisitaram durante a I guerra mundial, mas nenhum navio britânico foi pensado para receber este armamento.

Já a marinha norte americana mostrou-se mais interessada pois no periodo que antecedeu a I guerra mundial, construiu onze couraçados armados com canhões deste tipo.

A Grã Bretanha tinha passado a construir navios com calibre 380mm (15 polegadas), mas no pós guerra, durante os anos 30 voltou a conceber uma classe de navios armados com canhões deste calibre.


 
   
---