Loading

Torre 40mm L/62 Mk VIII Pom-Pom

Fabricante da torre: Vickers Defence
Função principal: Defesa Anti-Aérea Calibre da arma: 40mm
Cadência de tiro: 115 disparos p/min.Alcance máximo: 3.475Km (2.2Milhas)
Peso da munição: 1.34Kg Alcance Antiaéreo : 3.475Km
Peso da torre: 16000KgTripulação: 0
Numero de canhões do sistema:8 Elevação: 80

 

Sistema utilizado pelos seguintes navios:
Cruzador de batalha Classe Hood (Reino Unido)
Couraçado rápido Classe King George V (Reino Unido)


Chamado oficialmente de Pom-Pom este tipo de sistema é um dos primeiros equipamentos anti-aéreos com grande cadência de tiro a ser colocado em serviço.
O Pom-Pom é no entanto baseado num canhão de alta cadencia de tiro que foi colocado ao serviço ainda durante a I Guerra Mundial. O desenvolvimento do sistema continuou lentamente e foram desenvolvidas duas versões. Uma delas com oito canhões ()Mk.VIII e a outra com apenas quatro canhões.

A cadência de tiro que em modo automático superava os 100 disparos por minuto, era considerada muito boa nos anos 30, no entanto com o desenvolvimento da aviação ao longo dos anos 30, quando a II guerra começou o sistema já não era visto como suficiente para as necessidades.
Era lento, a cadência de tiro não era adequada e não existia munição tracejante, o que tornava ainda mais complicado fazer fogo de forma eficaz.

No final dos anos 30 foi desenvolvida uma versão com quatro canhões, com capacidade para tiro automático, no entanto tal capacidade nunca foi adaptada às torres equipadas com oito canhões por serem demasiado grandes e pesadas.


 
   
---