Armas relacionadas:

12.7mm Browning M2
Não aplicável
12.7mm Breda-SAFAT
Não aplicável
12.7mm UB «Universalny Berezina»
Não aplicável
12.7mm Browning M3 (A)
Não aplicável
12.7mm «Chavis-II» turret
Não aplicável

Loading

Torre 12.7mm «Chavis-II» turret

Fabricante da torre: US Military
Função principal: Apoio de fogo Calibre da arma: 12.7mm
Cadência de tiro: 500 disparos p/min.Alcance máximo: 2.4Km (1.5Milhas)
Peso da munição: 0Kg Alcance Antiaéreo : 1.5Km
Peso da torre: 1800KgTripulação: 1
Numero de canhões do sistema:1 Elevação: 70

 


A torre «Chavis» tem este nome, como homenagem ao soldado norte-americano de nome Lee Bernard E. Chavis da Força Aérea dos Estados Unidos em serviço no Iraque, que perdeu a vida após um ataque por parte de grupos integristas islâmicos iraquianos.

Na altura a morte do militar resultou da fraca proteção dada aos militares que tinham por missão guarnecer a arma principal de 12.7mm, praticamente descoberta colocada no topo dos veículos Hummer.

A torre «Chavis-II» é resultado do necessário aprimoramento de um modelo que inicialmente foi construido com obcados de sucata. Trata-se de uma espécie de cupula blindada com grande visibilidade que lhe é dada pelas janelas em vidro laminado blindado. A torre está equipada com uma metralhadora 12.7mm modelo M2, mas pode ser equipada com outro tipo de arma ligeira.

Vários modelos de veículos do tipo MRAP estão a ser equipados com este tipo de torre desenvolvida pelos militares americanos, como solução para o problema dos atiradores furtivos dos movimentos integristas islâmicos iraquianos.

O desenvolvimento da torre, levou exactos 80 dias, desde a morte do militar até ter sido instalada. A torreta tem painesis de aço de 9.5mm de espessura, a mesma dos Hummer de modelos mais blindados e vários paineis de vidro balístico de 25 x 25 cm de área.

O primeiros «Chavis» feito pelos próprios militares norte-americanos

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
Ponto 50 ou 12,7mm normalmente designa um calibre extremamente comum entre os paises ocidentais. A maioria das armas deste calibre são cópias ou derivados da metralhadora Browning norte-americana.


 
   
---