Armas relacionadas:

85mm D5-T / D5-S
Canhão anti-tanque
85mm/50 ZIS S-53
Não aplicável
85mm D-44
Canhão anti-tanque

Loading

85mm D5-T / D5-S
Canhão Anti-tanque

Fabricante da arma: Soviet State Factories
Função principal: Canhão Anti-tanque --- Calibre: 85mm
Cadência de tiro: 8 disparos p/min (max) Alcance eficaz: de 0 a 0m
Comprimento da peça (cano): 0mm /
Peso da munição: 0grPeso da arma: 1500Kg
Velocidade do projectil: 0 metros/s (max) Carregamento: Manual

 

Utilizado pelos seguintes veículos:
Carro de combate pesado - KV-85
Caça-tanques - Su-85M


o desenvolvimento do canhão D5 teve inicio em Jeneiro de 1943 e foi da responsabilidade do gabinete de desenvolvimento de F.F. Petrov. O canhão D-5 foi o primeiro canhão para utilização na função anti-tanque utilizado em carros de combate sovieticos durante a II guerra.

A produção dos canhões D5, foi relativamente reduzida. Eles equiparam inicialmente um pequeno numero de carros de combate T-34, uma vez que o canhão S-53 precisava de uma nova torre para permitir a instalação

O D5-T foi a versão utilizada para tanques KV-85, enquanto que o D5-S foi utilizado nos veículos do tipo caça tanques Su-85.

O D-5T foi substituido nos carros de combate T-85 pelo S-53, enquanto que o D5-S que equipava os carros Su-85 foi considerado pouco eficiente na função caça-tanques, tendo sido substituido por uma arma de calibre 100mm. (ver Su-100).

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
O calibre 85, foi introduzido nas forças armadas soviéticas durante os anos 30 como armamento anti-aéreo.

É este tipo de armamento que garante a quase impermeabilidade de algumas cidades soviéticas aos bombardeiros alemães. Na verdade os canhões anti-aéreos soviéticos forçaram os alemães a modificar as suas tácticas para atacar cidades como Moscovo, e houve mesmo bombardeamentos sobre a capital soviética em que 80% das aeronaves atacantes foram abatidas.

Quando os soviéticos estudaram armamento anti-tanque para utilizar contra os blindados alemães, o calibre 85 foi visto como a solução seguinte para substituir o calibre de 76mm que era o mais comum.

Durante 1943 são feitos os primeiros testes, na sequência das informações obtidas pelos soviéticos sobre o aparecimento de duas novas famílias de carros de combate alemães.

Entre as armas mais significativas deste calibre está o canhão D-5T que equipou caça tanques e o carro de combate pesado KV-85 e as primeiras unidades de série do carro de combate -34 modelo 1943.

Posteriormente foi desenvolvida uma versão anti-tanque do canhão anti-aéreo de 85mm que ficou conhecido como ZIS-S-53.

Após o final da II guerra mundial, o canhão de 85mm foi substituido por canhões de 100mm que equiparam os carros T-54 / T-55, mas continuou ao serviço em viaturas como o caça-tanques ASU-85.


 
   
---