Loading

47mm Type-1
Anti-tanque

Fabricante: Osaka, Arsenal
Função principal: Anti-tanque --- Calibre: 47mm
Cadência de tiro: 0 disparos p/min.Alcance máximo: 6.9Km
Comprimento: 0M / Largura: 0 - Altura: 0
Peso da munição: 2.77KgPeso do sistema: 720Kg
Velocidade do projectil: 823 metros/s Tripulação da peça: 6

 

Utilizado pelos seguintes veículos:
Carro de combate médio - Type-97 Kai / Type-1 «Chi-He»


Desenvolvido no Japão, desde 1937 este sistema aparenta ter sido influenciado no seu desenvolvimento pelos canhões anti-tanque soviéticos de 45mm, alguns dos quais foram capturados pelos japoneses durante o conflito que o Japão manteve com a União Soviética em 1939.

O Type-1 foi o único canhão anti-tanque desenvolvido pelos japoneses durante todo o conflito e continuou em produção até ao final do conflito, altura em que tinham sido fabricados cerca de 2300 exemplares.
Uma versão adaptada, desenvolvida entre 1939 e 1941 foi instalada em carros de combate como o tanque médio Type-97, na sequência das análises japonesas ao incucesso dos seus blindados nos confrontos com as forças soviéticas em Kalkhin Gol em Julho de 1939.

Em termos globais a qualidade de construçã da arma era boa, mas nunca se distinguiu especialmente em operações militares contra viaturas blindadas. Os japoneses optaram por esta arma especialmente por causa do sistema de culatra que permitia uma cadência de fogo relativamente elevada.

O Type-1 era inferior por exemplo aos canhões alemães de 50mm e marginalmente superior ao canhões soviéticos de 45mm.

Eles mostraram ser eficientes contra viaturas ligeiras, mas não eram eficientes contra os carros de combate Sherman norte-americanos que chegaram a defrontar algumas vezes.

Abaixo: Versão da mesma arma desenvolvida para utilização em carros de combate:


 
   
---