Armas relacionadas:

127mm L/50 US
Canhão naval
127mm L/51 US Mk VII / XV
Canhão naval
127mm /38 (2x) Mk.30 m.1932
Não aplicável
127mm /38 (1x) Mk.30 m.1932
Não aplicável

Loading

127mm L/50 US
Anti-navio

Fabricante: US Naval Gun Factory
Função principal: Anti-navioCalibre: 127mm
Cadência de tiro: 8 disparos p/min.Alcance à superficie: 8.2Km
Alcance Anti aéreo: 0KmElevação máxima: 25º
Peso da munição: 36KgPeso do sistema: 0Kg
Nr. de canhões: 1Tripulação: 0

 

Sistema utilizado pelos seguintes navios:
Couraçado «tipo Dreadnought» Classe Delaware (Estados Unidos da América)


Na primeira década do século XX, os especialistas navais dos Estados Unidos perceberam que os canhões de 3 polegadas (76mm) não eram adequados como armamento secundário de couraçados e cruzadores, já que não possuiam poder suficiente para deter a ameaça cada vez maior dos torpedeiros.

Como os Estados Unidos estavam envolvidos numa corrida naval com as potências europeias, tornou-se vital dispor rapidamente de uma arma secundária que pudesse dar conta do recado.
Como resultado desta necessidade urgente, foi desenvolvida uma arma de recurso, que era basicamente o anterior modelo de 5 polegadas Mk.II/Mk.III e Mk.IV de 40 calibres modificado com um cano mais longo.

Embora tivessem sido concebidos para instalação a bordo de couraçados, apenas os dois couraçados da classe Delaware os receberam, dado estas peças terem sido rapidamente substituidas por um modelo completamente novo e ligeiramente mais longo L/51.

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
Calibre 127mm genérico (5 polegadas), utilizado especialmente por navios da marinha norte-americana.
As armas deste calibre foram especialemnte utilizadas como armamento principal de contra-torpedeiros, e também como armamento secundário de navios de maiores dimensões como cruzadores, couraçados e porta-aviões.

De entre estas destaca-se a família Mk.30, tanto com torres duplas como com torres de uma só peça, em versão coberta ou em versão apenas com protecção frontal.


 
   
---