Loading

240mm L/40 SK / K97
Anti-navio

Fabricante: Krupp
Função principal: Anti-navioCalibre: 240mm
Cadência de tiro: 0 disparos p/min.Alcance à superficie: 6Km
Alcance Anti aéreo: 0KmElevação máxima: 0º
Peso da munição: 350KgPeso do sistema: 0Kg
Nr. de canhões: 2Tripulação: 0

 

Sistema utilizado pelos seguintes navios:
Couraçado «Pré Dreadnought» Classe Radetzky (Império Austro-Hungaro)


Este tipo de armamento foi desenvolvido na Alemanha, no inicio da década de 1890, e destinava-se a equipar couraçados pre-dreadnought alemães e também cruzadores blindados alemães.
A sua construção era tradicional, ainda que tivessem sido as primeiras peças de artilharia alemas a utilizar cargas explosivas em envolucros de latão.

Este tipo de armamento foi rapidamente substituido nos navios principais pelo superior armamento de 280mm, que no final da década já equipava as principais séries de navios da marinha imperial alemã.


Produção para o Império Austro-Hungaro pela Krupp e pela Skoda

Sabe-se que a colaboração entre o Império Alemão e o Império Austro-Hungaro levou a que a construção deste armamento sob licença fosse levada a cabo pela Skoda, na Bohemia-Moravia, que era parte do império austro-hungaro na altura.

Foram construidos três tipos distintos de canhões.O primeiro, conhecido como K94 era um modelo da Krupp, construido para a marinha do império Austro-Hungaro. O outro, com a designação K97, desenhado em 1897 era o mesmo modelo da Krupp mas fabricado nas instalações da Skoda.
O terceiro, conhecido como K/01 era um modelo derivado, modificado pela Skoda para responder às exigências da marinha da Áustria e que equipou apenas o cruzador blindado Sankt Georg.


 
   
---