Loading

155mm L/62 AGS
Anti-navio

Fabricante: BAE Systems - Naval ships
Função principal: Anti-navioCalibre: 155mm
Cadência de tiro: 10 disparos p/min.Alcance à superficie: 44Km
Alcance Anti aéreo: 0KmElevação máxima: 0º
Peso da munição: 114.4KgPeso do sistema: 0Kg
Nr. de canhões: 1Tripulação: 0

 

Países que utilizam este sistema: Estados Unidos da América -

Sistema utilizado pelos seguintes navios:
Contra torpedeiro Classe Zumwalt (Estados Unidos da América)


Inicialmente pensado para ser um sistema de lançamento vertical, para o projeto DD-21 que acabou sendo cancelado, este sistema de armas continuou a ser desenvolvido depois de 1999, com objetivos menos revolucionários e com características muito mais convencionais.

O calibre 155mm não é convencional na marinha dos Estados Unidos, que ao contrário do exército não adoptou o sistema métrico, continuando por isso a utilizar peças de 5 e 6 polegadas (127mm e 152mm).
Esta foi uma concessão da marinha, que assim utilizará o mesmo tipo de munições que também serão utilizadas pelo exército e pelos fuzileiros navais.

O sistema é tão automatizado quanto a tecnologia permite, de forma a reduzir ao mínimo possível a necessidade de intervenção humana no processo de municiamento da arma.
A carga é idêntica para os vários tipos de projecteis que o sistema pode disparar.

Entre esses encontram-se munições para ataque a terra com uma precisão de 20 a 50m. Cada peça pode disparar um projectil a cada 5 segundos. Por isto, uma só destas peças tem capacidade para disparar a mesma quantidade de projecteis que uma bataria convencional completa com seis peças de 155mm.

O sistema utiliza palettes com 8 projeteis e 8 cargas e um total de 38 palletes são transportadas em cada paiol, o que permite 304 disparos por cada uma das duas armas que estão instaladas a bordo dos navios da classe Zumwalt. Os projecteis LRAP de longo alcance podem atingir alvos em terra a distâncias de até 180km.

O sistema tem ainda capacidade para atingir com grande probabilidade de precisão, navios do tamanho de corvetas a distâncias superiores a 120km.
Com munição convencional, podem ser atingidos alvos a 44km de distância.

Embora o custo dos projeteis seja elevado, eles ficam a um preço que corresponde a uma pequena fração do custo de um míssil anti-navio. Está em estudo um projetil especialmente adaptado para alterar o seu curso na fase final do trajeto, corrigindo a rota para assim facilitar a destruição do alvo.


A torre do sistema pesa com todos os acessórios um total de 104 toneladas. Uma versão de dimensões mais reduzidas com um paiol menor e uma torre mais pequena sem as mesmas linhas «stealth» foi entretanto apresentada.
Essa versão tem um peso de aproximadamente 51t métricas e pode ser instalada a bordo de navios mais pequenos, como fragatas e contra-torpedeiros com deslocamento na ordem das 6000t.


 
   
---