Loading

75mm L/32 «modello 37»
Artilharia de médio/longo alcance

Fabricante: Ansaldo
Função principal: Artilharia de médio/longo alcance --- Calibre: 75mm
Cadência de tiro: 0 disparos p/min.Alcance máximo: 12.5Km
Comprimento: 2.57M / Largura: 0 - Altura: 0
Peso da munição: 0KgPeso do sistema: 0Kg
Velocidade do projectil: 624 metros/s Tripulação da peça: 0

 

Utilizado pelos seguintes veículos:
Carro de combate médio - P26 / P40


Nota: Esta peça de artilharia foi conhecida inicialmnete como L/34 modello 37. Quando começou a produção, a peça passou a ser conhecida como L/32.

No final da década de 1920, já com Mussolini no poder, a artilharia Italiana ordenou um estudo para determinar quais seriam as necessidades para a década seguinte.
Do estudo resutou a conclusão de que a artilharia italiana precisava de uma remodelação completa do material utilizado, tendo a partir daí sido iniciado um radical programa de modernização.

Embora as industrias italianas tenham recebido pedidos para apresentarem propostas, apenas a Ansaldo apresentou um projeto que foi julgado aceitável.
Esse modelo de peça de artilharia acabou sendo adotado com a designação de cannone 75/32 modello 37.

A peça de artilharia foi desenvolvida durante a 1ª metade da década de 1930 e só ficou disponível para introdução no exército em 1937 (daí a sua referência).

Geralmente considerada uma peça de artilharia de boa qualidade, nunca conseguiu no entanto atingir números de produção satisfatórios, pelo que o seu principal problema era o de não existirem peças 75/32 m.37 em quantidade suficiente.

Depois da rendição da Itália a Alemanha requisitou todas as peças deste tipo que foi possivel encontrar e adoptou-as para sua utilização com a referência 7.5cm FK248(i).


Esta arma tinha uma velocidade de disparo suficiente para que em 1940 tivesse sido adoptada para introdução no carro de combate P-26/P-40 italiano, do qual foram produzidos 103 exemplares.


 
   
---