Armas relacionadas:

73mm 2A28 «Grom»
Canhão
100mm 2A70
Canhão
125mm 2A75 «Sprut»
Canhão anti-tanque

73mm 2A28 «Grom»
Apoio de fogo

Fabricante da arma: Soviet State Factories
Função principal: Apoio de fogo --- Calibre: 73mm
Cadência de tiro: 8 disparos p/min (max) Alcance eficaz: de 800 a 1300m
Comprimento da peça (cano): 0mm /
Peso da munição: 3470grPeso da arma: 115Kg
Velocidade do projectil: 400 metros/s (max) Carregamento: Auto
Ineficaz a qualquer distância
Ineficaz a qualquer distância
800M
1300M

Utilizado pelos seguintes veículos:
Veículo de Combate de Infantaria - BMP-1
Veículo médio de reconhecimento - BRM-1


Conhecido como «Grom», o 2A28 é uma peça de artilharia de baixa pressão e alma lisa utilizado em carros de combate leves.

Este tipo de armamento foi desenvolvido inicialmente para utilização na viatura de combate de infantaria BMP-1. Por ser uma arma para uma viatura de combate de infantaria, onde o espaço era reduzido, as dimensões e o peso total do sistema foram especialmente considerados.

A arma pesa 115kg e está instalada numa torre que roda com o auxilio de um motor elétrico. Existem 40 munições de 73mm disponíveis.

A munição disparada é a mesma utilizada no sistema de canhão sem recuo SPG-9 soviético e a velocidade de disparo é relativamente reduzida. A munição HEAT só perfura a blindagem, por meio de um jato de metal de hiper-velocidade que se forma quando o projetil atinge o alvo.

Descrição genérica sobre este tipo de armamento:
A industria soviética, produziu vários tipos de armamento destinados a dar às forças de infantaria, alguma capacidade para lutar contra blindados.

A peças de baixa pressão, foram especialmente utilizadas desde a década de 1960 para equipar as viaturas blindadas de infantaria soviéticas e posteriormente também russas.

Trata-se de armas que disparam munição de alto explosivo, que é capaz de perfurar a blindagem através de um jato de metal líquido, que resulta de uma reação química que ocorre quando o projetil atinge o alvo.

Este tipo de arma, tornou-se pouco eficiente, à medida que os países ocidentais começaram a incorporar blindagens compostas por vários tipos de materiais, que tendem a provocar a disrupção do jato de metal.
Ainda assim, a URSS insistiu neste tipo de arma ao produzir uma nova arma de baixa pressão destinada à viatura BMP-3.

Mais tarde, a Russia desenvolveu mesmo uma versão da peça principal de 125mm que equipa carros de combate, para adapta-la ao caça-tanques leve «Sprut»