Mísseis do mesmo tipo:
3M9M (SA-6)
Míssil antiaéreo
Akash missile (SA-6)
Míssil antiaéreo

Akash missile (SA-6)
Míssil antiaéreo


Fabricante: DRDO
Função principal: Defesa Anti-Aérea
Alcance: 30km Velocidade: 4000km/h
Tipo de ogiva : ExplosivoPeso da ogiva : 55Kg.
Peso total: 720KgComprimento: 5.9 M.
Diâmetro: 0mmSistema orientação: Radar Semi-activo

 

Sistemas de armas que utilizam este míssil:


A primeira versão do míssil Akash, foi patrocinada pela Força Aérea da Índia com o objectivo de servir de sistema de defesa para as suas bases aéreas.

O Akash, tem tido um desenvolvimeto lento e os últimos testes foram efectuados no final de 2007. O lento desenvolvimento do míssil, parece levar a algum derscrédito no que respeita às suas capacidades que são vistas tanto pelo exército como pela força aérea do país como «não provadas».

Tanto a força aérea como o exército da União Indiana deverão efectuar os seus próprios teste aos Akash antes de tomarem a decisão de efectivamente adoptarem o sistema, indepententemente de a organização que o desenvolveu o ter declarado operacional.

Com um tecto operacional de 18,000 metros, calcula-se que o alcance inicial fosse de até 25km, mas à medida que o programa avança, as novas estimativas apontam para um alcance máximo de até 30km.
O Akash, é equivalente a mísseis como o AIM-120 norte-americano adaptado para utilização deste plataformas terrestres.

Akash
Esquema do míssil Akash


O sistema tem capacidade para atingir aeronaves voando a baixa altitude e é controlado por um sistema de radares conhecido como «Rajendra».

Informação genérica:
O míssil 3M9, foi desenvolvido propositadamente para o sistema de defesa anti-aérea SA-6, que começou a ser estudado em 1958.

Os míiseis 3M9 do sistema SA-6 foram substituidos pelos mísseis do sistema SA-11, tendo sido feitas adaptações aos sistemas de lançamento.

Índia
Aparentemente o míssil SA-6 foi adaptado e modificado na Índia, alteração que resultou no sistema AKASH.

O míssil Akash começou a ser desenvolvido na Índia ainda nos anos 80, por volta de 1987 mas o seu desenvolvimento foi muito lento. Os primeiros protótipos ficaram prontos apenas no final dos anos 90 e as primeiras referências a testes datam de 2000.

há algumas diferenças entre os dois sistemas embora o seu emprego operacional possa ser idêntico. Como o SA-6 o Akash é movido por um motor do tipo Ramjet, um jato em que é utilizada a compressão de ar para auxiliar a combustão.

   
---