SS-N-12 / P500 Bazalt
Míssil anti-navio


Fabricante: Chelomey
Função principal: Anti-navio
Alcance: 550km Velocidade: 2400km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 1000Kg.
Peso total: 4800KgComprimento: 11.7 M.
Diâmetro: 900mmSistema orientação: Inercial e Infravermelhos na fase final

 

Unidades navais que utilizam este sistema


O míssil SS-N-12 foi um desenvolvimento de um sistema anterior chamado P-35, que sofria de vários problemas entre os quais a complexidade do seu lançamento que implicava que entre a ordem de lançamento e o lançamento própriamente dito podiam distar de 20 a 30 minutos.

Para resolver estes problemas foi concebido o P-500 (ou SS-N-12 Sandbox na designação NATO). Este míssil foi mantido durante muito tempo no mais absoluto segredo, não tendo transpirado praticamente nada sobre as suas características.
Os primeiros testes e ensaios começaram ainda em 1969, tendo o sistema começado a ser introduzido em 1975.

O míssil tinha à altura do seu desenvolvimento, características e capacidades interessantes, entre as quais se realça o seu alcance superior a 500km, o que poderia permitir aos navios soviéticos atacar os grupos de combate de porta-aviões norte-americanos a uma distância muito grande, tornando a actuação do ecrã protector de aeronaves de combate e defesa pouco eficiente.

No entanto, e embora o míssil tenha sido dos primeiro na União Soviética a contar com um processador digital, era dificil de controlar às distâncias máxima. Este problema não seria um problema se fosse utilizada a opção de colocar uma ogiva nuclear em substituição da ogiva de 1000 kg de explosivo.

O SS-N-12 dispõe de sistemas autónomos destinados a confundir e a confundir os radares inimigos de controlo de tiro.

O míssil foi concebido para ser disparado em salvas, com o objectivo de aumentar as possibilidades de sucesso. Além disso ele tanto pode ser lançado a partir de navios de superfície como de submarinos submersos.

Versão mais recente
Existe presentemente uma versão que será chamada de P-1000 e que é basicamente idêntica, mas com electrónica maios moderna e miniaturizada além de um alcance que alegadamente poderá atingir 700km.

   
---