Mísseis do mesmo tipo:
C-801 / YJ-81 «CSS-N-4 Sardine»
Míssil anti-navio
C-802 / 805 / YJ-82 «CSS-C-8 Saccade»
Míssil anti-navio
C-803 / YJ-83 «CSS-C-8 Saccade»
Míssil anti-navio

Dados sobre países utilizadores:

C-801 / YJ-81 «CSS-N-4 Sardine»
Míssil anti-navio


Fabricante: Chinese State Factories
Função principal: Anti-navio
Alcance: 42km Velocidade: 960km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 165Kg.
Peso total: 815KgComprimento: 5.81 M.
Diâmetro: 360mmSistema orientação: Inercial/designador activo na fase final

 

Unidades navais que utilizam este sistema

Aeronaves que utilizam este sistema


O C-801, é um míssil relativamente leve, que pode ser lançado a partir de navios patrulha costeira, bem como a partir de contra-torpedeiros e fragatas chinesas.
O C-801 começou a ser utilizado pela China em 1987.

Além de navios de superfície, existe uma versão do C-801 que pode ser lançada a partir de submarinos da classe Han e da classe Song.

Após o lançamento, o C-801 desce até uma altitude de aproximadamente 50m, quando se aproxima do alvo ele utiliza o seu radar monopulso para detectar o alvo e alegadamente tem capacidade para evitar sistemas de guerra electrónica utilizados para defender navios. A probabilidade de acerto deste sistema é estimada em 75%

Aparentemente, existe uma versão chamada KD-88 e que é uma adaptação do C-801 para atacar alvos terrestres. Este sistema utiliza uma ligação de dados que permite substituir os alvos a meio do voo.
No entanto considera-se que este míssil só tem capacidade para atar alvos em zonas costeiras.

Informação genérica:
Este tipo de mísseis parece ter sido desenvolvido durante os anos 80. Aparentemente trata-se de um míssil do tipo Exocet MM-38 adaptado pelos chineses após uma operação de engenharia reversa. As dimensões e aspecto exterior, bem assim como as prestações do C-801 não são no entanto idênticas às do míssil francês e as superficies de controlo do C-801 parecem ser bastante maiores que as do Exocet

Existem dois tipos básicos deste modelo.
- C-801, com um alcance de aproximadamente 42km
- C-802, com um alcance de aproximadamente 120km, lançado a partir de terra ou a partir de navios de maiores dimensões.

Em desenvolvimento encontra-se o C-802B/YJ-22 que aparentemente tem um estagio adicional com capacidade para atingir alvos a 400km de distância.

C-803 é uma versão com capacidade para atingir velocidades supersónicas (1500km/h) e um alcance de 170 a 200km (até 250km na versão lançada de aeronaves). O míssil tem capacidade para estabelecer ligação de dados (datalink) com aeronaves de patrulha marítima e para se dirigir a alvos que sejam determinados mesmo depois de o míssil ter sido lançado. No entanto este sistema encontra-se em stand-by, pois considera-se que os sistemas em serviço são suficientes.

O KD-88 é uma versão baseada no C-801, que mantêm a velocidade subsónica para manter a possibilidade de voar sobre terra a baixa altitude.

C-805 - Versão com capacidade para atacar alvos em terra, que é alegadamente guiada por GPS e por um sistema de reconhecimento do terreno.

   
---