Dados sobre países utilizadores:

IRIS-T
Missil ar-ar médio/longo alcance


Fabricante: Diehl-BGT Defence
Função principal: missil ar-ar
Alcance: 25km Velocidade: 3300km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 11.4Kg.
Peso total: 87KgComprimento: 2.9 M.
Diâmetro: 127mmSistema orientação: Infravermelhos

 

Aeronaves que utilizam este sistema


Desenvolvido pela industria europeia, o IRIS-T (Infra-Red Imaging System. O T, significa Tail/Thrust-Vector Controlled) pretende afirmar-se como o míssil de curto alcance de referência na Europa.

Pensado para substituir o míssil norte-americano Sidewinder, o Iris-T mantem as mesmas dimensões, de forma a que a sua adopção por forças aéreas que já operem aquele míssil seja facilitada.

Em termos tecnológicos ele é equivalente ao Sidewinder AIM-9X, na medida em que sendo um míssil de detecta o alvo através do calor, consegue idêntificar com precisão a forma do alvo, conseguindo distinguir entre uma aeronave e uma fonte alternativa de calor (engodo).

Torna-se assim especialmente complicado «enganar» os mísseis deste tipo.

Além da sua especial capacidade para encontrar a sua presa, outra das características especiais do IRIS-T é o seu motor a foguete, com vectorização do impulso, que permite direcionar o impulso do motor a foguete, aumentando muito a manobrabilidade do sistema.

Esta última característica, parece ter sido aparentemente copiada do míssil R-73 de origem soviética, de que a Alemanha ficou proprietária quando caiu o muro de Berlim e quando a antiga República Democrática Alemã foi extinta.

   
---