NSM
Míssil anti-navio


Fabricante: Kongsberg
Função principal: Anti-navio
Alcance: 185km Velocidade: 900km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 125Kg.
Peso total: 400KgComprimento: 3.95 M.
Diâmetro: 500mmSistema orientação: Inercial/designador activo na fase final

 

Unidades navais que utilizam este sistema


O NSM «Naval Strike Missile» é um novo produto da norueguesa Kongsberg destinado a ser instalado a bordo de navios de superfície ou sistemas de defesa costeira.

O míssil foi desenhado com caracteristicas «Stealth» de forma a reduzir a sua assinatura radar e tornar dificil a sua detecção e intercepção pelos sistemas de defesa de navios hostis.

Como outros sistemas do tipo ele é um míssil «sea skimming» que voa a muito baixa altitude e a velocidade subsónica

O alcance garantido do míssil é de 150km. Algumas fontes referem um alcance de 185km (100 milhas náuticas).

O míssil dispõe de um data-link que permite ao operador receber informação do próprio míssil, podendo determinar exactemente onde quer que ele impacte.
As opções são bastante grandes e o sistema tanto pode ser conduzido «manualmente» como pode ser disparado seguindo um numero de coordenadas pré programadas antes de se dirigir para o alvo.
Esta característica permite-lhe grande flexibilidade mesmo para atacar áreas costeiras.

Versão de ataque táctico
Está em estudo o desenvolvimento de um míssil deste tipo, adequado ao lançamento a partir de aeronaves e com capacidade para ataque terrestre.

Segundo o fabricante, será o único míssil deste tipo que poderá caber no compartimento de armas do caça norte-americano F-35, que a Força Aérea da Noruega planeia adquirir. O míssil terá um alcance de pelo menos 250km.

O sistema também será integrado ao caça JAS-39 Gripen e Typhoon-II, além de helicópteros MH-60 e aeronaves de patrulha marítima.

   
---