MAR-1
Míssil de ataque ao solo


Fabricante: Mectron
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: 45km Velocidade: 1200km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 90Kg.
Peso total: 274KgComprimento: 0 M.
Diâmetro: 230mmSistema orientação: Inercial/designador activo na fase final

 


Classificado aqui como míssil de ataque ao solo, o MAR-1 nbão é no entanto um míssil destinado a atacar tropas, viaturas blindadas ou construções militares.

O MAR-1 é especialmente destinado como contra-medida destinada a «cegar» os sistemas de defesa anti-aérea do inimigo destruindo os seus radares e impossibilitando o lançamento dos mísseis dos sistemas anti-aéreos inimigos, aumentando assim a probabilidade de sobrevivência das aeronaves amigas quando ataquem áreas protegidos por sistemas de defesa anti-aérea.

Normalmente, o sistema é apontado como sendo uma cópia do missil Shrike, do qual uma cópia terá sido obtida pelo Brasil em 1982 durante a guerra das Malvinas. Por esta razão, as características do sistema são muitas vezes apontadas como similares às do sistema norte-americano.

Porém, os desenvolvimentos tecnologicos dos últimos 25 anos, fazem com que a miniaturização da electrónica e o aumento da precisão dos sensores, permitam uma redução do peso, e um aumento da quantidade de combustível. Além disso, o MAR-1 é bastante maior que o Shrike,



Nota: Os valores indicados são estimativas. O alcance é baseado num valor mínimo estimado, considerando o peso do sistema, a quantidade de combustível e o peso projectado dos sistemas electrónicos mais recentes.
Considerando as encomendas deste tipo de míssil e as ameaças que se prevê ele enfrente, é possivel projectar que o míssil possa ter (dependendo da situação táctica) um alcance de até 50km.

Já outras fontes citadas pela imprensa da Índia, apontam o míssil MAR-1 como tendo um alcance de apenas 25km.

   
---