Mísseis do mesmo tipo:
GWS-20 SeaCat
Missil naval de defesa aérea
GWS-25 Mod.0/3 «Seawolf»
Missil naval de defesa aérea
GWS-26 «Seawolf»
Míssil antiaéreo

Dados sobre países utilizadores:

GWS-26 «Seawolf»
Míssil antiaéreo


Fabricante: MBDA
Função principal: Defesa Anti-Aérea
Alcance: 10km Velocidade: 2100km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 14Kg.
Peso total: 130KgComprimento: 2.8 M.
Diâmetro: 180mmSistema orientação: Inercial/designador activo na fase final

 

Unidades navais que utilizam este sistema


O míssil Seawolf, foi também concebido numa versão de lançamento vertical para o lançador GWS-26 e naturalmente tem algumas características distintas dos restantes modelos deste tipo, resultado da necessidade de adaptação e da necessidade de aumentar o alcance do sistema..

Para o efeito, o míssil tem que ter um propulsor adicional, que além de facilitar o lançamento, também permite aumentar o seu alcance para 10km.

Curiosamente, os estudos para o desenvolvimento deste sistema começaram no final dos anos 60, mas a Royal Navy não se mostrou interessada e por isso o projecto foi cancelado. Só mais tarde, já nos anos 80 o projecto foi reanalizado e posteriormente introduzido como míssil de lançamento vertical.



A versão Block 2 deste míssil está presentemente em estudo e com o «booster» ou propulsor adicional, que permite aumentar o alcance do sistema o míssil pode ser adaptado ao sistema de lançamento convencional GWS-25 com seis alveolos.

Informação genérica:
O sistema Seacat surgiu como forma de substituir os sistemas de artilharia anti-aérea de 40mm da II guerra mundial. Já o missil anti-aéreo Seawolf foi projectado com o objectivo de criar um sistema totalmente automático de defesa, que fosse independente do erro humano.

Os mísseis Seawolf foram instalados a bordo dos navios da Royal Navy e também estão operacionais a bordo de navios da Marinha do Brasil.

Uma versão VLS também foi concebida para as fragatas do tipo 23 e está ao serviço na Royal Navy bem como nos navios desse tipo que operam na marinha do Chile, utilizando o sistema de lançamento GWS-26.

   
---