Mísseis do mesmo tipo:
MICA IR
Missil ar-ar curto/médio alcance
VL MICA
Míssil antiaéreo
VL MICA M
Míssil antiaéreo

VL MICA
Míssil antiaéreo


Fabricante: MBDA
Função principal: Defesa Anti-Aérea
Alcance: 12km
Precisão: 1m
Velocidade: 3100km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 12Kg.
Peso total: 112KgComprimento: 3.1 M.
Diâmetro: 160mmSistema orientação: Infravermelhos

 

Unidades navais que utilizam este sistema


Baseado no míssil MICA de curto alcance, a MBDA concebeu uma versão SHORAD (Short Range Air Defence) que pode ser lançado a partir de contentores verticais instalados em navios, e que também tem uma versão que permite o seu lançamento a partir de contentores transportados em veículos militares.

O VL-MICA foi pela primeira vez lançado em 2001, cerca de uma no após o inicio do programa de desenvolvimento.
O projecto sofreu um consideravel desenvolvimento quando em 2005 o governo da França colocou encomendas para mísseis deste tipo para os três ramos das forças armadas do país.

A versão terrestre é lançada a partir de uma camião que transporta os contentores na posição horizontal , que precisa ser colocado na posição vertical para permitir protecção de 360º
São transportados quatro mísseis por cada sistema.

O sistema naval, também foi testado em Maio de 2006 e demonstrou ter capacidade para interceptar mísseis anti-navio do tipo «Sea Skiming» que voam no mar a muito baixa altitude a distâncias de até 12km.

Como ocorre na versão lançada a partir de aeronaves o MICA de lançamento vertical também pode dispor de um sistema de orientação por infravermelhos, ou por radar.

Informação genérica:
Desenvolvido na França durante os anos 80 pela então «MATRA» o MICA é um míssil ar-ar que também pode ser utilizado na função anti-aérea.

Ele tanto pode ser utilizado a partir de aeronaves, quanto a partir de navios ou de sistemas terrestres.

O seu desenvolvimento teve inicio em 1982 e decorreu durante quase uma década. O primeiro lançamento ocorreu apenas em 1991, tendo as primeiras unidades sido entregues à força aérea francesa «Armée de L´air» em 1996.

Existêm varias variações do míssil MICA.

MICA-ER - Orientação por radar
MICA-IR - Orientação por infra-vermelhos

VL-MICA - Sistema adaptado para lançamento a partir de sistema vertical. Este sistema pode ser utilizado por unidades terrestres e em unidades navais.

   
---