Mísseis do mesmo tipo:
Hsiung Feng II
Míssil anti-navio
Hsiung Feng II-E
Míssil de cruzeiro
Hsiung Feng III
Míssil anti-navio

Hsiung Feng II-E
Míssil de cruzeiro


Fabricante: Taiwan military industries
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: 600km Velocidade: 1020km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 200Kg.
Peso total: 685KgComprimento: 5.5 M.
Diâmetro: 500mmSistema orientação: Inercial

 


O míssil de cruzeiro Hsiung Feng II-E começou a ser desenvolvido em 2002, e inicialmente várias notícias apontavam para o cancelamento do projecto que segundo os primeiros dados deveria atingir alvos a 150km de distância.
Mais tarde foi revelado que o míssil tinha sido testado, e que o seu desenvolvimento continuava. Em meados de Outubro de 2009 fosse anunciado um novo teste deste sistema.

O Hsiung-Feng IIE é um dos dois sistemas de mísseis de médio alcance em desenvolvimento por Taiwan e embora tenha sido concebido para lançamento a partir de plataformas em terre, elle também pode ser instalado a bordo de navios.

Ao contrário dos outros mísseis desenvolvidos em Taiwan, que são destinados a atingir navios da República Popular da China que atravessem o estreito de Taiwan com o objectivo de atacar o país, este destina-se única e exclusivamente a atacar directamente território chinês.


Os dados sobre as características resultam de estimativa, e são baseados nas proporções conhecidas, no alcance e resultante necessidade de espaço para combustível.

Informação genérica:
Os mísseis da família Hsiung Feng (vento de bravura) começaram a ser desenvolvidos nos anos 80, depois de problemas com o fornecimento de mísseis Harpoon a Taiwan, quando o melhoramento de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a República Popular da China levou a algumas restrições à venda de armamento norte-americano a Taiwan.

Com a possibilidade de fornecimento destes sitemas por parte dos Estados Unidos Taiwan parece tr conseguido desenvolver o primeiro dos sistemas Hsiung Feng com o apoio de Israel.

Alegadamente o primeiro sistema do tipo, o Hsiung Feng I é um desenvolvimento do Míssil Gabriel.

Existem três distintas versões do míssil, com séries especificas.

HF-1
A primeira versão do missil anti-navio de Taiwan

HF-2
A segunda versão, com um alcance estimado em 80km

HF-2E
Uma derivação da versão anterior, com um alcance superior. Há estimativas que apontam para um alcance máximo de até 600km, outras apontam um valor garantido de 120km.

HF-3
A última versão do Hsiung Feng, muito maior e supersónico. Este míssil tem um alcance entre 200 e 300km

HF-3E
Baseado no HF-3, o Hsiung Feng III-E é uma versão que parece diferir essencialmente no alcance e por ser lançada a partir de terra. Há vários relatos sobre a capacidade deste míssil, mas acredita-se que conseguirá atingir alvos a atá 1.000km de distância.

Este míssil poderá atingir cidades como Shangai, o coração comercial da República Popular da China.



Acima o sistema de lançamento dos mísseis Hsiung Feng. Os contentores mais pequenos são do Hsiung Feng II. Embora não tenha sido confirmado, os contentores maiores são alegadamento os do sistema Hsiung Feng III.

As fotos são de uma fragata da classe Cheng Kung (OHP).

   
---