Mísseis do mesmo tipo:
70mm DAGR
Foguete aerotransportado
70mm FFAR Mk IV «Mighty Mouse»
Foguete aerotransportado
70mm FZ-70
Foguete aerotransportado
70mm M151 «Hydra-70»
Foguete aerotransportado

70mm DAGR
Foguete aerotransportado


Fabricante: Lockeed Martin
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: 7km Velocidade: Variável / discutido
Tipo de ogiva : ExplosivoPeso da ogiva : 4.7Kg.
Peso total: 16KgComprimento: 1.9 M.
Diâmetro: 70mmSistema orientação: Inercial e Infravermelhos na fase final

 


O DAGR, ou Direct Attack Guided Rocket (foguete de ataque directo dirigido) faz parte de uma nova geração de armas que evoluiu a partir dos foguetes básicos utilizados desde a II guerra mundial e da guerra da Coreia.

O DAGR, combina a capacidade de ser dirigido para o alvo, o que dá ao sistema uma enorme precisão, com a enorme redução de custos resultante da utilização de um foguete, com menos sofisticação e complexidade que a que é necessária para fabricar um míssil.

Com o advento das aeronaves de combate não tripuladas, têm sido utilizados mísseis como o «Hellfire» que têm demonstrado ser extremamente eficientes. No entanto o Hellfire foi pensado para atacar alvos valiosos do ponto de vista militar, como por exemplo viaturas blindadas e não para atacar forças de infantaria.

A evolução da guerra assimétrica, em que forças equipadas com sistemas de armas hiper-sofisticados se defrontam com formações irregulares com grande flexibilidade a necessidade de utilização de um número cada vez maior de mísseis ameaça tornar as operação de combate com UAV's demasiado caras.

Um foguete do tipo DAGR poderá custar qualquer coisa como 300 a 500 euros, ou seja, um custo de 1% (um centésimo) do custo de um missil Hellfire.


Notas:
O alcance do foguete quando lançado por uma aeronave desde uma altitude de 6,000m pode atingir 12,000m.

Está em desenvolvimento um sistema de lançamento, compatível com os mísseis Hellfire. Cada um desses suportes pode transportar até 4 mísseis Helfire e em substituição de cada Hellfire pode levar quatro foguetes DAGR.

Informação genérica:
Os foguetes de 70mm começaram a ser estudados pela marinha dos Estados Unidos na década de 1940, com o intuito de os utilizar em vez da artilharia convencional.
Este tipo de arma, com estabilizadores que lhe davam uma precisão fora do comum para a altura, foi rapidamente adaptado para utilização em aeronaves.

É especialmente interessante a utilização que lhe foi dada para armar os caças interceptores norte-americanos. A probabilidade de atingir um bombardeiro soviético porém, foi considerada muito reduzida.

Rapidamente o sistema foi adaptado como base para uma miriade de sistemas equivalentes, fabricados nos Estados Unidos e em outros países da NATO. O tipo foi igualmente produzido em vários exércitos por todo o mundo, desde o Brasil à África do Sul.

   
---