Mísseis do mesmo tipo:
EXOCET AM-39
Míssil anti-navio
EXOCET MM-38
Míssil anti-navio
EXOCET MM-40 Block I
Míssil anti-navio
EXOCET MM-40 Block II
Míssil anti-navio
EXOCET MM-40 Block III
Míssil anti-navio
EXOCET SM-39
Míssil anti-navio

EXOCET MM-38
Míssil anti-navio


Fabricante: MBDA
Função principal: Anti-navio
Alcance: 38km Velocidade: 1100km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 165Kg.
Peso total: 735KgComprimento: 5.2 M.
Diâmetro: 350mmSistema orientação: Inercial/designador activo na fase final

 

Unidades navais que utilizam este sistema


Primeiro missil da familia Exocet, que se tornou especialmente famoso depois da guerra nas Falkland, o Exocet MM-38 é um missil anti-navio autónomo, do tipo "dispare e esqueça" que voa de forma rasante.

Os dados sobre a posição do missil quando é disparado e a posição do alvo, são introduzidos no sistema antes do disparo, e o missil dirige-se ao alvo, utilizando um sistema de navegação por inércia. Esse sistema é substituido a uma distância entre 12 a 15 Km do alvo por um sistema de navegação electro-magnetico, que o dirige até ao ponto de detonação, que é determinado ou por proximidade ou por contacto, conforme for determinado pela programação inicial.

Informação genérica:
O Exocet é um míssil de origem francesa, cujo projecto teve inicio nos anos 70

Exocet
Diagram mostrando os vários modelos da família família Exocet


A primeira e mais importante presença deste tipo de mísseis ocorreu em 1982, durante a guerra entre a Grã Bretanha e a Argentina.

Nesse conflito, vários mísseis Exocet disparados desde aeronaves da marinha argentina, atingiram nacios da Royal Navy, tendo afundado dois deles.

Alegadamente, o sucesso não foi maior porque os franceses terão sido pressionados pela Grã Bretanha de forma a garantir que os mísseis poderiam ser desviados, mas o principal problema argentino, parece ter sido o facto de ter esgotado os mísseis, e não ter conseguido fornecimentos adicionais.

   
---