Mísseis do mesmo tipo:
Sejil 2
Míssil balistico médio / longo alcance
Shahab-3B
Míssil balístico de curto / médio alcance
Taepodong-2
Míssil balistico médio / longo alcance

Taepodong-2
Míssil balistico médio / longo alcance


Fabricante: North Korean State Industries
Função principal: Arma estratégica
Alcance: 4000km
Precisão: 250m
Velocidade: Não disponível
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 0Kg.
Peso total: 0KgComprimento: 0 M.
Diâmetro: 0mmSistema orientação: Inercial

 


Embora as suas origens se possam encontrar na tecnologia utilizada nos mísseis SCUD soviéticos, o Taepodong-2, é um sistema muito mais evoluido e de muito maiores dimensões. Ele foi desenvolvido na Coreia do Norte, com o apoio de técnicos soviéticos e eventualmente chineses.

Análises recentes afirmam que o primeiro estagio do Taepodong-2 é na realidade o míssil R-27/Nodong-B.

Trata-se de um míssil de três estágios, com um alcance máximo estimado em 4000km a 5000km e pode-se considerar uma versão aumentada do míssil Nodong-A.

Especula-se que a Coreia do Norte terá tido capacidade para desenvolver uma versão deste sistema com três estágios, que lhe poderia ter um alcance intercontinental de até 10,000km, no entanto não há qualquer prova concreta de que tenha sido alguma vez efectuado um lançamento de tal sistema.

Informação genérica:
Os mísseis balísticos SCUD / SCUD-B serviram de base para sistemas modernizados produzidos em vários países.
Também os sistemas R-27 aparentemente serviram como base para versões mais modernas de mísseis que foram lançados por países como Coreia do Norte, Paquistão e Irão.

A partir do SCUD e resultado dos desenvolvimentos entretanto efectuados, um novo grupo de mísseis de médio alcance pode ser criado.

Fazem parte deste grupo de sistemas de médio alcance, principalmente o Taepodong-2 da Coreia do Norte e o Shahab-3 do Irão.

Além da base tecnologica do Scud, também o míssil R-27 terá servido de base para alguns destes sistemas de alcance intermédio. O Taepodong-2 por exemplo será um sistema de dois estágios em que o primeiro estágio é baseado no míssil soviético R-27.

   
---