Mísseis do mesmo tipo:
CSS-10 (DF-41)
Míssil balistico intercontinental
CSS-9 / DF-31A
Míssil balistico intercontinental
CSS-NX-5 «Giant Wave» (JL-2)
Míssil balistico intercontinental

CSS-9 / DF-31A
Míssil balistico intercontinental


Fabricante: Chinese State Factories
Função principal: Arma estratégica
Alcance: 10000km
Precisão: 500m
Velocidade: Variável / discutido
Tipo de ogiva : Nuclear com multiplas ogivas
Potência = 1000kt
Peso da ogiva : 700Kg.
Peso total: 47200KgComprimento: 18.4 M.
Diâmetro: 2250mmSistema orientação: Inercial

 


O DF-31A, é a versão mais recente do míssil balístico intercontinental chinês conhecido no ocidente como CSS-9. Trata-se de um sistema movel, transportado num tractor com reboque.

O sistema de transporte, foi especialmente desenhado para este modelo por causa da maior dimensão do míssil. O veículo pode atingir uma velocidade de 45km/h e foi mostrado em para das militares na China em 2009.

O DF-31A pode transportar uma ogiva de 1MT ou em alternativa cinco ogivas de 20kt ou três ogivas de 90kt ou 150kt.
Especula-se que as ogivas do DF-31/DF-31A sejam equivalentes às W88 norte-americanas.

O DF-31 entrou oficialmente ao serviço em 1999 e desde então foram feitos vários lançamentos de teste.

Estima-se que estejam operacionais dois regimentos armados com estes sistemas, cada um deles com oito veículos lançadores. Porém o numero exacto de sistemas que estão disponíveis não é passivel de verificação exacta, já que os sistemas de transporte chineses têm dimensões exteriores idênticas.

Na imagem seguinte, desfile do que foi identificado como sendo o sistema de transporte TEL do míssil DF-31. É normalmente considerado que este sistema de transporte foi desenvolvido por causa de a versão DF-31A ter um comprimento 5,4m maior que o DF-31, no entanto, vários sistemas mostram o contentor do míssil de dimensões mais reduzidas. Comparar a distântância entre o contentor e a cabine da viatura com a imagem de topo.


Exportação

A Arábia Saudita, poderá estar interessada na aquisição de sistemas deste tipo, ainda que sem as ogivas nucleares, para substituição dos seus sistemas de mísseis convencionais de médio alcance.«Al Sulayil», que são nada mais nada menos que sistmas CSS.2 (DF-3) comprados pelos sauditas aos chineses durante os anos 80.

Informação genérica:
Acredita-se que os sistemas DF-31 e JL-2 começaram a ser desenvolvidos ao mesmo tempo, por volta de 1970. Os chineses previam que eles tivessem um alcance de 6,000km, transportando uma carga útil de 800kg o que permitia o transporte de uma ogiva nuclear. O primeiro teste basico do motor ocorreu em 1983.
Porém, o desenvolvimento dos sistemas foi tão lento que por volta de 1985, a evolução dos sistemas de mísseis de outros países levaram os militares chineses a modificar a especificação do sistema, aumentando o alcance para 8,000km.

Foi dada prioridade ao desenvolvimento da versão terrestre, considerando que o desenvolvimento conjunto da versão naval acabaria atrasando os dois programas.

O primeiro teste com sucesso do DF-21 ocorreu em 1995.
O DF-31 tem um comprimento de 13m e um peso de 42t.

Em 2001, vários relatórios sobre armamentos chineses, embora não confirmados, afirmavam que estava em desenvolvimento uma versão modernizada do míssil DF-31, chamada DF-31A.

O DF-31A possui um alcance superior ao modelo anterior, atingindo de 10,000 a 11,000km conforme as fontes e também conforme a configuração do numero de ogivas.
O DF-31A é mais longo, dado o terceiro estágio ter sido alongado 5,4m.

Versão naval

Inicialmente desenvolvido em conjunto, a versão naval do DF-31 atrasou-se relativamente à sua congenere terrestre. No entanto, varios dos desenvolvimentos foram sendo adoptados rapidamente no JL-2.
A dimensão do JL-2, é equivalente à do DF-31 (menor) e o seu alcance estimado é por isso considerado mais próximo da primeira versão do DF-31 (8,000km).

DF-41 - Versão incrementada
Embora a informação seje reduzida, o míssil CSS-9/DF-31 serviu de base para a construção de um sistema ainda mais poderoso, com um terceiro estágio de maiores dimensões, capaz de atingir alvos a maiores distâncias.

   
---