AV-MT
Míssil de cruzeiro


Fabricante: Avibrás
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: 300km
Precisão: 50m
Velocidade: 850km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 200Kg.
Peso total: 700KgComprimento: 5 M.
Diâmetro: 330mmSistema orientação: GPS

 


O projecto do míssil de cruzeiro AV-MT é conhecido na Avibrás desde meados dos anos 90. As características do projecto são confusas e nunca foram revelados detalhes precisos sobre o sistema.

Sabe-se apenas que o AV-MT seria lançado a partir de camiões do tipo TECTRAN que já são utilizados para o sistema ASTROS-2.

Mais recentemente, foi anunciado que a AVIBRAS estaria a planear o lançamento do sistema ASTROS-2020 o qual incluiria um módulo para o lançamento do AV-MT, sendo que o ASTROS-2020 também incluiria módulos para o lançamento dos restantes foguetes convencionais utilizados pelo ASTROS-2.

Cada sistema de transporte teria capacidade para dois mísseis

Segundo a pouca informação disponível, o AV-MT teria uma ogiva convencional com um sistema de navegação que utilizaria sinais GPS e outros sinais de satélite, para determinar a sua posição.

Mais estranha e duvidosa é a alegada capacidade de uma versão naval, que permitiria utilizar o míssil AV-MT como arma de defesa costeira.

A informação sobre o preço previsto para o sistema, também é disconexa e sem qualquer sentido, pois o sistema custaria entre 800 a 1000 dolares americanos.

A falta de informação, leva a que existam muitas dúvidas, sobre se a AVIBRAS terá realmente capacidade para desenvolver o sistema, para o qual tem pedido verbas ao governo brasileiro.

   
---