Mísseis do mesmo tipo:
Prahaar
Míssil balístico de curto / médio alcance

Prahaar
Míssil balístico de curto / médio alcance


Fabricante: DRDO
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: 150km
Precisão: 50m
Velocidade: Não disponível
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 120Kg.
Peso total: 430KgComprimento: 5 M.
Diâmetro: 306mmSistema orientação: Inercial

 


O míssil Prahar, apresentado pela primeira vez em 2011, é a versão indiana do foguete de artilharia «Extra» concebido pela IMI (Israeli Military Industries).
Ele é no entanto, a acreditar nos objectivos conhecidos, um substituto do mísseil Prithvi SS-150.
Embora muito mais pequeno o Prahaar tem um alcance idêntico e uma carga útil igualmente menor. No entanto, o numero de unidades que estará disponível será bastante maior, já que cada sistema de lançamento comporta até oito foguetes do tipo Prahaar.

A India procurava um substituto para p Prithvi, que não utilizasse combustível líquido, o que tornava o lançamento muito lento. O Prahaar responde perfeitamente a esta exigência, podendo ser disparado com muito mais rapidez, mercê de possuir um motor de combustível sólido.

A sua dimensão também será menor, já que ele será transportado por camiões TATRA, em sistemas lançadores com capacidade para transportar seis foguetes cada um.

O Prahar é relativamente convencional, com um alcance máximo de 150km e uma ogiva de alto-explosivo com 125kg, mas a sua precisão tornam-no num dos sistemas mais precisos da actualidade.

O Prahar, é resultado da cooperação entre a industria indiana e a industria IAI de Israel

Informação genérica:
O Extra, é um desenvolvimento da IMI (Israel Military Industries) e seguiu-se ao desenvolvimento pela mesma empresa do sistema LORA, o qual não correspondia às necessidades operacionais das forças armadas de Israel.

O Extra é um sistema de artilharia de médio/longo alcance, que pode atingir alvos a distâncias entre 20km e 150km.
A sua principal característica é a sua alegada alta precisão, pois o sistema tem uma probabilidade de acerto de até 10m, mesmo quando lançado da distância máxima.



Prahar
A India, que desenvolveu relações especiais com Israel no campo dos sistemas de defesa deste tipo, mostrou interesse na adopção deste sistema e estabeleceu um acordo com a industria de Israel para a produção na India de uma versão local deste sistema, que ficou conhecida como Prahaar. O primeiro teste do sistema indiano ocorreu em Julho de 2011.

   
---