Mísseis do mesmo tipo:
C-701 / Kowsar
Míssil anti-navio
TL-10 / TL-1 «Sky Dragon»
Míssil anti-navio

C-701 / Kowsar
Míssil anti-navio


Fabricante: Chinese State Factories
Função principal: Anti-navio
Alcance: 20km Velocidade: 960km/h
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 29Kg.
Peso total: 100KgComprimento: 2.51 M.
Diâmetro: 180mmSistema orientação: Electro-óptica (TV)

 


Mostrado pela primeira vez em 1998 ainda como maquete, o míssil C-701 é um missil anti-navio ligeiro, adequado para combate equipar helicópteros para luta contra navios de superfície. Ele também pode ser utilizado para instalação ao bordo de navios costeiros.

Aparentemente, a versão instalada a bordo de navios já teria entrado ao serviço no ano anterior, 1997, com a versão leva para helicopteros em desenvolvimento em 1998.

Inicialmente a ogiva deste míssil era estimada em 30 a 50kg de alto explosivo. Mais recentemente, os dados que foram sendo recolhidos apontam para a confirmação do patamar inferior.

A China desenvolveu vários outros sistemas de mísseis que tornariam o C-701 redundante. Ainda assim existe outro míssil com características semelhantes, o TL-10, derivado chinês do míssil MM-15 francês.

O sistema é adequado para pequenas forças de defesa costeira. Neste caso a versão mais simples do míssil, utiliza um sistema de pontaria que utiliza uma câmara de tv. O míssil pode ser disparado contra navios de pequenas dimensões que sejam visiveis a partir da costa.


A República Islâmica do Irão, desenvolveu uma derivação deste sistema ligeiro a que chamou Kowsar.
De notar que os iranianos também chamam Kowsar ao míssil chinês TL-10.

Informação genérica:
A China desenvolveu vários sistemas anti-navio ligeiros e investiu fortemente nesta área por razões políticas.

Tendo como grande objectivo o controlo de Taiwan, os chineses pretendem garantir o controlo do mar e do ar no estreito de Taiwan.
Possuindo um grande numero de pequenas corvetas e patrulhas, a China pretendeu armar esse grande numero de navios (mais de 400) com mísseis anti-navio ligeiros.

Este tipo de sistemas não é especialmente poderoso, mas o facto de poder ser utilizado em grandes numeros fez dele um sistema importante no contexto regional.

Os chineses desenvolveram versões lançadas a partir de navios ligeiros, a partir de helicópteros e também a partir de plataformas automóveis.

Os dois principais sistemas de mísseis anti-navio ligeiros são:

C-701
Embora alegadamente inspirado no míssil AGM-65F «Maverick», o C-701 não tem nenhuma relação com aquele sistema norte-americano. O sistema é menos sofisticado que o TL-10.

TL-10
Um derivado directo do míssil francês MM-15 que começou a ser desenvolvido na China nos anos 80. O TL-10 foi apresentado em 2006 e embora mantenha sistemas de navegação identicos ao C-701, aparenta ser mais sofisticado.

Kowsar
Nome dado ao míssil C-701 adquirido pela república islâmica iraniana

Zafar
Versão parcialmente produzida pelos iranianos e adaptada para lançamento a partir de pequenas embarcações.

   
---