Mísseis do mesmo tipo:
70mm DAGR
Foguete aerotransportado
70mm FFAR Mk IV «Mighty Mouse»
Foguete aerotransportado
70mm FZ-70
Foguete aerotransportado
70mm M151 «Hydra-70»
Foguete aerotransportado

70mm FFAR Mk IV «Mighty Mouse»
Foguete aerotransportado


Fabricante: Northrop-Grumman/Westinghouse
Função principal: missil ar-ar
Alcance: 3.4km
Precisão: 10m
Velocidade: Não disponível
Tipo de ogiva : Alto Explosivo / pre fragmentadaPeso da ogiva : 2.7Kg.
Peso total: 8KgComprimento: 1.2 M.
Diâmetro: 0mmSistema orientação: Nenhum

 

Aeronaves que utilizam este sistema


Desenvolvido pelo NOTS (Naval Ordnance Test Station) nos Estados Unidos

O foguete de 70mm desenvolvido na segunda metade da década de 1940 destinava-se a ser utilizado por aeronaves de combate, tanto de ataque ao solo como por interceptores ar-ar.

O Mk.IV foi o primeiro desses sistemas. Para a altura a utilização deste tipo de sistema não guiado parecia fazer sentido. Não se esperava que um foguete pudesse atingir o alvo, mas sim que um grande número deles lançado simultaneamente, pudesse ter efeito contra alvos aéreos.

Informação genérica:
Os foguetes de 70mm começaram a ser estudados pela marinha dos Estados Unidos na década de 1940, com o intuito de os utilizar em vez da artilharia convencional.
Este tipo de arma, com estabilizadores que lhe davam uma precisão fora do comum para a altura, foi rapidamente adaptado para utilização em aeronaves.

É especialmente interessante a utilização que lhe foi dada para armar os caças interceptores norte-americanos. A probabilidade de atingir um bombardeiro soviético porém, foi considerada muito reduzida.

Rapidamente o sistema foi adaptado como base para uma miriade de sistemas equivalentes, fabricados nos Estados Unidos e em outros países da NATO. O tipo foi igualmente produzido em vários exércitos por todo o mundo, desde o Brasil à África do Sul.

   
---