Mísseis do mesmo tipo:
Mk.81 - 250 lb (GP)
Bomba básica
Mk.82 - 500 lb (GP)
Bomba básica
Mk.83 - 1000 lb (GP)
Bomba básica
Mk.84 2000 lb (GP
Bomba básica

Mk.81 - 250 lb (GP)
Bomba básica


Fabricante: N/D
Função principal: Ataque ao solo
Alcance: Não disponível Velocidade: Não disponível
Tipo de ogiva : ExplosivoPeso da ogiva : 53Kg.
Peso total: 118KgComprimento: 1.88 M.
Diâmetro: 228mmSistema orientação: Nenhum

 

Aeronaves que utilizam este sistema


Bombas "burras" de 250 libras (na realidade têm cerca de 118Kg) . Não têm qualquer sistema de direção ou motor. Para atingir o alvo dependem dos calculos de balistica efectuados dentro da aeronave, e da perícia do piloto.

Pode ser adaptado um sistema de aletas que permite aumentar a precisão da bomba e retardar a chegada ao solo, protegendo o avião dos estilhaços da explosão.

As Mk.81, foram inicialmente consideradas pouco eficazes e retiradas de serviço nos E.U.A. Embora continuasse a ser utilizadas por outros paises.

Recentemente, esta e outras bombas, passaram a ser utilizadas com um dispositivo que permite dirigir as bombas para o alvo com grande precisão. Esse dispositivo, que é relativamente barato, permite utilizar uma bomba com uma precião próxima da de um míssil. No entanto as Mk 81 não são consideradas suficientemente potentes, pelo que os kits especiais são normalmente aplicados a bombas de maior calibre.

Ver bombas JDAM

Informação genérica:
Familia de bombas de fabrico americano, desenhadas nos anos 50, com o objectivo de melhorar as capacidades aerodinamicas das bombas então utilizadas.

Mk-80
A família de bombas Mk.80

   
---