Mísseis do mesmo tipo:
AA-12 «Adder» / R-77
Missil ar-ar médio/longo alcance

Dados sobre países utilizadores:

AA-12 «Adder» / R-77
Missil ar-ar médio/longo alcance


Fabricante: Vympel
Função principal: missil ar-ar
Alcance: 90km Velocidade: 3500km/h
Tipo de ogiva : ExplosivoPeso da ogiva : 30Kg.
Peso total: 175KgComprimento: 3.6 M.
Diâmetro: 200mmSistema orientação: Inercial/designador activo na fase final

 

Aeronaves que utilizam este sistema


desenvolvimento do R-77 começou em 1982 em grande segredo, com o objectivo de desenvolver um míssil do tipo «fire and forget» em que o operador dispara o míssil e pode voltar para a base.

Ele é considerado bastante manobrável para o seu tamanho e relativamente dificil de detectar por radares anti-aéreos.

Ele é dirigido para o alvo inercialmente e quando chega na proximidade do alvo liga o seu próprio radar em modo activo para encontrar e identificar o alvo. No caso de o míssil sofrer interferências ele passa a modo passivo e dirige-se para a fonte de onde estiver a ser criada a interferência.

Dúvidas quanto ao alcance:
Os dados referidos, quanto ao alcance partem do principio de que o alvo se dirige para o avião lançador. Caso contrário, o alcance será menor.

Informação genérica:
Família de mísseis russos, muitas vezes identificada como AMRAAMSKI, porque é considerado próximo do míssil americano AMRAAM AIM-120 e ultrapassa as suas caracteristicas em algumas versões.

O alcance dos mísseis R-77 é estimado entre 60 a 90Km, consoante a posição do alvo, mas estudam-se versões mais poderosas, com um alcance estimado entre 120 a 160Km.


Ele é superior às versões AIM-120B e AIM-120C, mas perde quando comparado às versão AIM-120D principalmente por causa da electrónica incorporada no mais recente AMRAAM americano.

   
---