Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Veículos idênticos ou relacionados:


Chaimite V200
Veículo Blindado Transporte Pessoal

Chaimite V-400
Veículo ligeiro de reconhecimento

LAV-150
Veículo ligeiro de reconhecimento

LAV-300
Veículo médio de reconhecimento

M1117
Veículo Blindado Transporte Pessoal

 

Notícias relacionadas
Especificações do futuro Humvee novamente alteradas
Tropas portuguesas no Afeganistão:
Programa MRAP faz vítimas

M1117
Veículo Blindado Transporte Pessoal (Textron Marine & Land)
M1117

Projeto: Textron Marine & Land
Estados Unidos da América
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
6.07
n/disponivel
2.56m
2.59M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
11.884t
13.408t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
Cummins CTA8,3L Turbo 6Cyl.
260cv
100 Km/h
40 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Quatro rodas motrizes
N/disponível
720Km
4-7
60º
30º
1.5M
0M
0.6M

Sistema de radar auxiliar:

País: Colombia
Designação Local:M1117
Qtd: Máx:39 - Qtd. em serviço:39
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
A Colombia adquiriu 39 exemplares desta viatura blindada. Trata-se de um veículo adequado para as necessidades de policiamento das formas militarizadas da Colombia, nomeadamente as que lutam contra as organizações de narco-traficantes como as FARC.

Os M1117 aparentam servir como viaturas blindadas de tranpsorte de infantaria, substituindo viaturas M113 antigas que foram fornecidas nos anos 70
Este tipo de armamento, pela sua versatilidade pode também ser utilizado na luta anti-guerrilha.


Forum de discussão

O M-1117 é a última versão do V-100 desenhado nos anos 60.

Ele foi considerado demasiado leve para serviço de primeira linha e perdeu a concorrêencia com o veículo Stryker.
É por isso que passou a ser promovido junto dos militares norte-americanos como um veículo blindado para protecção ou segurança (ASV - Armoured Security Vehicle).

A principal característica do M1117 é a velocidade do veículo, que é relativamente economico mesmo em velocidades mais elevadas, o que permite que ele seja utilizado para acompanhar combóios de veículos que se deslocam a alta velocidade por razões de segurança.

Como 4x4 ele acaba concorrendo com o Hummer e ao preço de €500,000 o seu preço é relativamente económico.
O veículo conta com armamento básico e sistemas de comunicação.
Entre as vantagens apontadas a este veículo está a possibilidade de ser transportado pronto para utilização imediata a bordo de um C-130 e de seis deles poderem ser transportados a bordo de um avião de carga do tipo C-17.

Existem várias versões derivadas do M117, entre as quais o M1200 «Armoured Knight», que é um M1117 com melhor blindagem e que pode ser utilizado para operações de reconhecimento. A versão de transporte de infantaria (fornecida à Colombia) caracteriza-se por ser 60cm mais longa.

O M1117 foi um dos primeiros veículos pensado para proteger os comboios de tropas e para patrulha a chegar ao Iraque. No entanto, a dificuldade nas adaptações e o maior espaço disponível nos veículos MRAP baseados em camiões civis levou a que estes últimos passassem a ser preferidos pelas autoridades militares norte-americanas.


Considera-se que a encomenda deste veículo pelos Estados Unidos, foi muito influenciada pela necessidade de medidas de emergência de apoio à cidade de Nova Orleães, onde se encontra a fábrica que produz os M1117.
A fábrica foi muito danificada pelo furacão e a encomenda do governo americano, garantiu assim postos de trabalhos e um afluxo de dinheiro do governo federal dos E.U.A para a empresa e para a região afectada pelo furacão Katrina.



Informação genérica:
Familia de veículos de transporte de pessoal de origem norte-americana V-100. Trata-se de um veículo 4x4 com motor atrás, blindagem ligeira e capacidade anfíbia e alta velocidade em estrada.

Muitos veículos deste tipo foram utilizados na guerra do Vietname, tendo sido utilizados pelo exército da República do Vietname do Sul.

Só ,mais tarde, reconhecendo as vantagens da necessidade de dispor de alguma blindagem para as suas forças móveis, os norte-americanos adquiriram também este veículo. Foram encomendados pelo exército, para as suas forças de policia e também pela Força Aérea dos Estados unidos.

Existem várias versões e séries deste veículo.

De entre essas destacam-se as conhecidas como «Chaimite» e que foram produzidas por Portugal nos anos 70 e 80, estando ao serviço naquele país europeu, chegando a ser exportado nas suas várias versões, que incluiam versão porta-morteiro e uma versão equipada com mísseis anti-tanque.

Os portugueses estudaram também versões para apoio de fogo (equipadas com canhão de 90mm de baixa presão) e veículos equipados com torres para defesa anti-aérea que não chegaram a estagio de produção.
Embora não tenham sido produzidas estas versões, algumas unidades da versão base V-200 foram modificadas para diferentes funções.

A empresa Cadillac-Gage foi comprada pela Textron Marine & Land, e o projecto continuou a ser desenvolvido, tendo presentemente resultado numa família de veículos classificados como «veículo blindado de segurança» e que são utilizados pelo exército dos Estados Unidos para protecção de colunas miltares.

A sua mais recente versão chama-se M-1117 e também possui versões de transporte de tropas e de infantaria.