Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Sistema defesa antiaérea Curto/Médio alc.

 

Notícias relacionadas
Rússia vende sistema antiaéreo Pantsyr-S1 para o Irão

Pantsyr-S1 96K6 (Ural 5323 / Kamaz 6350)
Sistema defesa antiaérea Curto/Médio alc. (KBP-Shipunov)
Pantsyr-S1 96K6 (Ural 5323 / Kamaz 6350)

Projeto: KBP-Shipunov
Russia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
8.9
n/disponivel
2.5m
3.2M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
26t
27t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
YaMZ-238B V8/14866cc
300cv
90 Km/h
30 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Oito rodas motrizes
320 Litros
800Km
3
30º
20º
1.7M
1.18M
0.7M

Armamento básico
- 2 x 30mm 2A42 (Calibre: 30mm - Alcance estimado de 0.2Km a 4Km)
Misseis / foguetes de artilharia
Sistema de radar auxiliar:


Forum de discussão

O Pantsyr (SA-22) começou a ser desenvolvido no inicio dos anos 90, com o objectivo inicial de servir como defesa aérea para as baterias de defesa aérea de longo alcance do tipo S-300.

A principal característica do sistema Pantsyr, é por isso a precisão e a velocidade. Os mísseis do sistema podem atingir alvos pequenos e a sua velocidade excepcionalmente elevada permite a sua utilização contra aeronaves mas também contra mísseis ar-terra e mesmo contra bombas guiadas. Em 2012, dois mísseis lançados por um Pantsyr terão abatido um míssil de cruzeiro de fabrico russo em testes, mas não foi divulgado de que míssil se tratava.

Além dos mísseis o componente mais importante são os radares do sistema. Há um radar com um alcance de 32-36Km que tem capacidade para detectar alvos e indicar a posição de 30 alvos. Um segundo radar (Phazotron 1RS2E ) funciona também como sistema de controlo de tiro, com alcance até 20/24 Km e que consegue além de identificar os alvos, seguir um e disparar dois mísseis contra ele, para garantir maior probabilidade de acerto.

Além do sistema de radar existe um sistema óptico reduntante que permite identificar alvos através de imagem térmica que também pode ser utilizado contra alvos terrestres. Os dois sistemas podem ser utilizados em simultaneo, pelo que o Pantsyr pode na pratica engajar dois alvos ao mesmo tempo, utilizaondo mísseis e também os dois canhões de 30mm, que podem disparar contra alvos a uma distância entre 200 e 4000 metros.

O nivel de automação do Pantsyr é muito elevado. Praticamente todas as operações são automáticas necessitando de relativamente pouca intervenção por parte dos operadores.

O Pantsyr foi inicialmente montado na plataforma URAL-5323, que é apenas uma das opções, dado o sistema poder ser instalado em veículos com lagartas, existindo mesmo uma versão estática.
A maioria destes sistemas tem sido posteriormente vista montada em viaturas KamAZ «Mustang 6350» que sendo equivalente, é na prática uma versão modernizada.
A utilização de um veículo 8x8 como plataforma, é mais economica tanto de adquirir como de manter.

Em países com redes densas de estradas, este veículo torna-se mais útil que na sua versão sobre lagartas, por causa da superior mobilidade do sistema.

Informação genérica:
-