Dados sobre países utilizadores:


Listar veículos do tipo
Carro de combate médio



Veículos idênticos ou relacionados:


T-80 / T-80B
Carro de combate médio

T-80U
Carro de combate médio

 

T-80U
Carro de combate médio (Transmash - Omsk)
T-80U

Projeto: Transmash - Omsk
Russia
Dimensões
Comprimento
Comprimento máximo
Largura
Altura
Altura máxima
7.01
9.65m
3.59m
2.2M
Peso vazio
Peso / combate
Cap. Carga
Reboque
42t
46t
N/disponivel
N/disponivel
Motor / potência / capacidades
Motor
Potência
Vel. maxima
Terr. Irregular
GTD-1250
1250cv
70 Km/h
48 Km/h
Tração
Tanque combustivel
Autonomia
Tripulação
Lagartas
1770 Litros
335Km
3
32º
30º
1.8M
2.85M
1M

Armamento básico
- 1 x 125mm 2A46M L/51 (Calibre: 125mm - Alcance estimado de 2.5Km a 4.5Km)
Sistema de radar auxiliar:

País: Russia
Designação Local:T-80U / UD / UM
Qtd: Máx:5000 - Qtd. em serviço:4500
Situação: Em serviço
Operacionalidade:
Os carros de combate T-80 são resultado da herança russa de carros de combate da antiga União Soviética.
O numero de 4.500 unidades também inclui vários T-80 mais antigos, com motor a turbina.


Forum de discussão

O T-80U, é uma espécie de volta às origens por parte da Transmash-Omsk, e uma resposta à concorrência. Contrariamente ao T-80 inicial, o T-80U têm um motor convencional e abandonou a utilização do motor de turbina que caracteriza o T-80.

Como os outros tanques da familia, o T-80U tem carregador automático e pode disparar com o tanque em andamento, até uma velocidade de 30Km/h. O canhão está ligado a um telemetro laser e a um computador de tiro.

Em termos gerais o veículo é mais sofisticado que o seu antecessor principalmente a nível de electrónica, dado a peça principal, carregador e sistema de suspensão se terem mantido praticamente inalterados.

A versão T-80UK, está equipada com antenas adicionais para funcionar como tanque de comando.
A versão T-80U-M1, tem blindagem adicional na frente e nas laterais da torre e está equipado com o sistema de protecção Shtora.

O T-80U é geralmente considerado mais sofisticado e melhor blindado que o T-72 e as suas versões derivadas (T-90). No entanto, o seu custo mais elevado parece ter sido a principal razão que levou o exército russo a optar pelo T-90.

Informação genérica:
O carro de combate T-64 que começou a ser desenvolvido na década de 1960 era já em termos de projeto o mais avançado carro de combate da União Soviética. Essa sofisticação continuou quando a viatura entrou ao serviço na década de 1970.

No entanto, as rivalidades dentro da própria União Soviética, levaram a que em meados da década de 1970 se começasse a estudar uma versão modificada do T-64, que foi projetado para receber um motor muito mais potente, turbinado, porque os responsáveis soviéticos tinham tido conhecimento de que no ocidente se preparava o lançamento de um carro de combate que tinha uma turbina em vez de um motor de explosão

Com um motor de turbina e uma quantidade de novidades, como um novo canhão e sistemas sofisticados de tiro como telemetro a laser além de melhor blindagem, o T-80 foi inicialmente a resposta da fábrica de Karkhov, aos engenheiros russos da fábrica da Sibéria que tinham apresentado o tanque T-72, como solução mais barata e mais prática que o T-64.

O T-80 transformou-se no mais complexo carro de combate soviético, com grande parte dos veículos sendo produzidos na República Federativa Sovética da Rússia. Com o fim da União Soviética, enquanto o T-64 continuou a ser produzido na Ucrânia, a produção do T-80 foi concentrada em S.Petersburgo na Rússia.